Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

sexta-feira

Deixando pegadas no Areia que Canta


Neste ano, durante a Semana do Meio Ambiente (mês de junho), houve uma iniciativa muito bacana com os alunos da rede pública de Brotas.
Para finalizar com chave de ouro, 40 crianças foram premiadas com um passeio Tamanduá.
Primeiro uma oficina ministrada pela biológa e mestranda em Ecologia da USP:  Fernanda Delborgo Abra e dois policiais da guarda ambiental, Ricardo Alves e Roberto Buzaranho (Buza). 
A oficina tinha: 
- uma palestra de 15 a 20 minutos sobre a fauna regional de Brotas, focando os biomas de ocorrencia do municipio, Cerrado e Mata Atlantica, além de conscientizar as crianças sobre os problemas de caça na região, bem como o desmatamento.
- a distribuição de argila para ser moldada pelas crianças e imprimirem um molde de gesso da pata de um animal silvestre. Elas podiam escolher entre o veado catingueiro (Mazama gouazoubira), Mão pelada (Procyon cancrivorus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).
- sorteio de um passeio no Hotel Fazenda Areia que Canta.

Fotos da Oficina no CIAM

O passeio no AREIA QUE CANTA:
As crianças fizeram uma trilha dentro da Fazenda Tamanduá e puderam reconhecer várias pegadas de animais durante o trajeto, bem como conhecer espécies arbóreas nativas do cerrado e também avistaram muitas aves.

Imagem da Fazenda Tamanduá 

Chegando na nascente Areia que Canta, as crianças aprenderam muitas coisas sobre a nascente e, principalmente, sobre a importância de se conservar o recurso hídrico.


Foto da Nascente quando chove muito durante a estação das chuvas

A educação ambiental deve ser trabalha dentro e fora das escolas e graças aos esforços da Secretaria de Meio Ambiente, da Educação, do Turismo, da Abrotur e, principalmente, de iniciativas privadas como o Hotel Fazenda Areia que canta, é possivel conscientizar as crianças e educá-las a respeito importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário