Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

quarta-feira

A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS E O AREIA QUE CANTA

O assunto "lixo" é algo presente na vida de todas as pessoas: todo dia produzimos lixo, muitas vezes sem nos dar conta de quanto e qual será seu futuro.

O cuidado adequado no tratamento do que convencionalmente chamamos de "lixo" (em termos técnicos, recebe o nome: "resíduo") tem tamanha importancia, o suficiente para haver uma Política Nacional sobre o assunto (LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010).

De acordo com a lei, somos geradores de resíduos sólidos (pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo) e por isso temos a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos). Um vídeo bacana aborda bem a questão "ciclo de vida dos produtos":



Outra responsabilidade atribuida ao indivíduo refere-se ao seu poder de consumo e a prática dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar), quando aborda questões como escolha dos produtos (critérios de seleção adotados, por exemplo: preço, qualidade, status, etc.), qualidade e quantidade dos mesmos, e dai a questão se expande para o exercicio de cidadania quando nos envolvemos, tanto como consumistas quanto como cidadãos ativos na configuração e nas condições do ambiente onde vivemos.

E vai além de separar o resíduo em categorias (o mínimo e o mais esperado que qualquer um pode fazer), mas saber o ciclo de vida do produto (série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final), o compromisso e a postura empresarial, o cumprimento de leis, o tratamento dado pelo governo local, bem como promover o controle social (controle social: conjunto de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações e participação nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos).

A antropologa Margareth Mead difunde a idéia de que a organização social é o melhor caminho de representarmos os interesses e objetivos coletivos, e dai ter a capacidade de mudar o mundo (compreensão do lugar onde vivemos): "Nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados possa mudar o mundo. Na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo." (tradução livre).

E tal idéia é apresentada na Politica Nacional de Resíduos Sólidos quando se refere à gestão integrada de resíduos sólidos (conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável).

Sob o prisma da gestão dos resíduos sólidos, você sabe o que acontece com os resíduso gerados na Fazenda Tamanduá/ Areia que Canta?

Em diversos pontos do Areia, é possível encontrar 2 recipientes, sendo um para "Não reciclaveis" e outro "Recicláveis", e o que colocar em cada recipiente?



O que não é reciclavel é encaminhado para um aterro na fazenda.

Os resíduos recicláveis são doados a membros da comunidade local que os revertem em renda.

Os resíduos agrícolas recebem o tratamento adequado (com legislação específica).

Os restos dos alimentos produzidos no Restaurante e não consumidos são doados para um criadouro de porcos (vira "lavagem").

Colabore com o Areia que Canta, separando os resíduos adequadamente para que os mesmos possam ser reciclados, reutilizados ao invés de serem transformados em agentes de poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário