Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

domingo

Paisagem e passeio

Século XXI, ano 2011, aproximadamente 7 bilhões de seres humanos, questões polemicas permeando discussões de ambito global: violencia, futuro, qualidade de vida, produção "verde", poluição, perda de diversidade biológica, mudanças climáticas, relações humanas, blocos economicos, etc.

Uma coisa bacana que vem cada vez mais se tornado sensível, difundida e reconhecida por pessoas de diferentes nacionalidades é a importância das árvores para a vida no planeta, estando diretamente ligadas à qualidade de vida e ao bem estar.

Foto: vista aérea do Areia que Canta, um lugar repleto de árvores

Não podemos esquecer que as árvores dependem de diferentes fatores para existir: espaço (em cima e embaixo da terra), água, nutrientes (e diversas bactérias que vivem em simbiose em suas raizes), algumas precisam do vento, outras de insetos, outras de pássaros ou animais que se alimentam de seus frutos ou desfrutam do nectar de suas flores ou dos insetos que vivem ali. Também,oferecem abrigo e alimento às aves, importantes aliadas no controle de insetos vetores de doenças.

Foto: Pica pau anão escamado (P. albosquamatus) observado entre as árvores no Areia que Canta

A importância das árvores vai muito além de embelezar o ambiente e proporcionar sombra.

Foto: Bem vindos ao Areia que Canta
Elas reduzem diversos tipos de poluição: do ar, da água, do solo, visual e sonora;
Pelo processo da fotossíntese, as árvores (e todos os vegetais clorofilados) absorvem o gás carbônico (tão ativo nas mudanças climáticas) gerado por pessoas, fábricas, lixo, automóveis, etc e devolvem o oxigênio (tão importante para a vida) ao ambiente.

Foto: trilha para caminhada e observação de pássaros em área reflorestada

Pelo processo de evapotranspiração, liberam grandes quantidades de vapor de água, aumentando a umidade relativa do ar, tornando o clima mais agradável e participando ativamente do ciclo da água e consequentemente das chuvas.

Foto: playground

Suas copas densas funcionam como barreiras contra ruídos, ventos, água e luz, e servem de refúgio em dias de sol escaldante ou chuvosos.
Foto: Jatobá (Hymenaea courbaril) a caminho do Ribeirão Tamanduá

Muitas dão frutos que são alimentos nutritivos deliciosos: manga, abacate, goiaba, pitanga, banana, mamão, maçã, laranja, etc.

Foto: Goiaba (Psidium guajava), uma das delicias do pomar do Areia que Canta

O adensamento de árvores formando um ecossistema (em associação com outros seres vivos e o conjunto de elementos abióticos) recebe o nome de floresta. E cada formação florestal é adaptada e condicionada às caracteristicas locais de solo, de disponibilidade de água, climáticas, da fauna encontrada, da presença de outras formações florestais próximas, etc.

Na região da Fazenda Tamanduá (Areia que Canta), há diferentes ecossistemas florestais o que permite observar e conviver com sua diversidade biológica, dai passeios repletas de informações sobre as espécies de aves (observação de pássaros: atividade UIRAPURU) e árvores encontradas na fazenda.

Imagem: imagem de satélite da região onde se encontra a Fazenda Tamanduá
UMA OPORTUNIDADE INCRÍVEL DE ASSOCIAR BEM ESTAR E CONHECIMENTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário