Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

domingo

o Areia que Canta oferece saúde e bons votos

Toda virada de ano, desejamos paz, saúde, amor, sucesso, abundancia, prosperidade... sempre em nossas vidas.
Alguns destes desejos são frutos de oportunidades e outros podemos cultivar diariamente, influenciando nossas escolhas, inclusive nos momentos de lazer.

Quando desejamos sucesso, abundancia, prosperidade, podemos investir em aperfeiçoamentos pessoais, ou do grupo (empresa) com o qual trabalhamos.
Foto: Centro de Eventos

Quando desejamos paz, nossas atividades de lazer podem oferecer descanso e relaxamento, nos afastando das preocupações e do ritmo do dia a dia.
Foto: pescaria em família no lago

Quando desejamos saúde, podemos adotar uma atitude preventiva e nos beneficiar tendo uma alimentação saudável, aproveitar as características do ar puro, a luz solar nos momentos adequados (antes das 10 horas da manhã e após as 15 horas), consumir e interagir com a água, e praticar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, afinal suar ao sol:
Foto: quadra poliesportivas
• Abre o apetite;
• Acalma o sistema nervoso;
• Aumenta as defesas do organismo;
• Facilita a digestão;
• Favorece o crescimento;
• Melhora a qualidade do sangue.

Também, a luz solar tem a propriedade de ativar o metabolismo e o processo de nutrição das células; por exemplo, o aproveitamento da VITAMINA D.
Foto: remando caiaque no lago

Nossas energias vitais são plenamente revigoradas e as defesas orgânicas são fortalecidas pelo sol, o qual auxilia a cura de:
• Anemia;
• Bronquites crônicas;
• Escrofulismo;
• Expectoração difícil;
• Falta de apetite;
• Focos infecciosos;
• Inflamações dos órgãos genitais;
• Paralisia infantil;
• Problemas digestivos;
• Problemas menstruais (exceto metrorragia e hemorragia uterina);
• Problemas nervosos;
• Raquitismo;
• Resfriados;
• Reumatismo;
• Tuberculose óssea e das articulações.

Porém, aqueles que sofrem de: câncer de pele; febre; congestão cerebral; problemas do coração; neurastenia; menstruação difícil; e hemorragias não devem se expor ao sol.
Foto: Salão de Jogos

Muitos passeios na Natureza fazem bem a saúde. Por exemplo, caminhar na água é um recurso terapêutico muito importante, que atua sobre os rins, preservando-os das doenças. Além disso, é bom para a bexiga, facilita a respiração, expulsa os gases do estômago e combate a dor de cabeça.
Foto: passeio no Ribeirão Tamanduá

Os alimentos têm inúmeras propriedades medicinais. Por exemplo, cientistas europeus, japoneses e americanos descobriram que as folhas da árvore de graviola, fruta típica do Norte e Nordeste do Brasil, disponibilizam uma substância chamada ocetogenina, mais eficiente na destruição das células cancerosas que a quimioterapia.
Foto: horta que abastece o restaurante

Também, são fontes de vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, etc.
Foto: buffet de saladas

* Abacate, Abóbora, Acelga, Caju, Chicória, Mamão, Melão, Brócolis, Cenoura, Espinafre, Manga, Pêssego são as principais fontes de VITAMINA A (que mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. Sua carência na alimentação resulta em perturbações visuais, escamação da pele, ressecamento da garganta, cabelos quebradiços e cegueira noturna).
* Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Castanha-do-pará, Levedo de Cerveja são as principais fontes de VITAMINA B1 (que regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. Sua carência resulta em inapetência, dificuldade digestiva, dores musculares e debilidade nervosa. Em casos extremos, pode ocorrer beriberi)
* Abacate, Amendoim, Castanhas, Feijão branco, Amêndoa, Brócolis, Espinafre, Levedo de cerveja, são principais fontes de VITAMINA B2 (responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral; contribui também na manutenção dos tecidos da pele e dos olhos. Sua carência resulta em lesões na língua, nas mucosas da boca, e em redor do nariz; torna os lábios secos e língua avermelhada; pode causar distúrbios oculares, tais como catarata e glaucoma)
* Amendoim, Castanha-do-pará, Levedo de Cerveja, Pimentão, Trigo integral são as principais fontes de VITAMINA B5 (que age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. Sua carência resulta em dermatose, diarréia e manchas da pele)
* Farelo de Trigo (fibra), Germe de Trigo, Leite, Levedo de Cerveja, Melado de Cana são as principais fontes de VITAMINA B6 (que age sobre as células nervosas e os tecidos da pele).
* Amêndoa, Batatas, Cereais integrais , Germe de Trigo, Leite, Levedo de Cerveja, Hortaliças de cor verde são as principais fontes de VITAMINA B12 (que combate os vários tipos de anemia, atua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. Sua carência resulta em anemia perniciosa e perturbações nervosas)
* Abacaxi, Acerola, Alface, Alho, Caju, Cebola, Espinafre, Laranja, Limão, Pimentão são as principais fontes de VITAMINA C (que fortalece o sistema de defesa do organismo e os capilares sanguíneos. Sua carência resulta em predisposição às infecções, gripes e resfriados, alergias e debilidade geral; as carências crônicas podem causar escorbuto e depressão mental)
* Banhos de sol, Gema de ovo, Leite e derivados são os principais fontes de VITAMINA D (que regula a absorção de cálcio e fósforo. A carência na infância resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal de dentes e ossos. Havendo carência na idade adulta, podem ocorrer cáries dentárias, Osteoporose e amolecimento dos ossos).
* Abacate, Alface, Amendoim (óleo), Banana, Couve, Germe de Trigo, Soja são as principais fontes de VITAMINA E (responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Sua carência pode resultar em abortos involuntários, esterilidade e dores musculares).
* Arroz integral, Aveia, Banana , Germe de Trigo, Leite, Levedo de cerveja são as principais fontes de VITAMINA H (que proporciona saúde e beleza à pele; é também indispensável na coordenação motora. Sua carência resulta em caspa, debilidade geral, dores musculares, eczema, seborréia e sonolência excessiva).
* Algas marinhas, Cebola, Cenoura, Couve, Espinafre, Iogurte natural são as principais fontes de VITAMINA K (que fortalece os vasos sanguíneos, favorece a coagulação do sangue e mantém o equilíbrio do sistema circulatório. A carência resulta em hemorragia).
* Cidra, Laranja, Lima, Tangerina, Limão são principais de VITAMINA P (com funções parecidas com as da Vitamina C. Além disso, proporciona resistência aos vasos sanguíneos, aos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. Sua carência resulta em escorbuto e predisposição às infecções).
Foto: buffet quente

Também, são fontes de Fibras (substancia presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal), de Cálcio (substância responsável pela formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da Vitamina K e coordena as funções do sódio e do potássio).
Também, podem ser Diuréticos (estimula o trabalho dos rins e favorecer a secreção da urina), Calmantes (tonifica o sistema nervoso), Cicatrizantes, Depurativos do Sangue, Laxantes/ Purgantes, Fortificantes/ Tônicos, Tônicos para o Cérebro, Alcalinizantes (equilibram a acidez sanguínea).

SUGESTÃO DE LEITURA:

Spethmann, Carlos Nascimento. “Medicina Alternativa: de A a Z”. Editora: Natureza, Uberlândia – MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário