Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

sexta-feira

Sons dos passarinhos no Areia que Canta (1a. parte)

Alegrinho/ White crested Tyrannulet (Serpophaga subcristata)
É um passarinho campestre e insetívoro, captura cupins em revoada. Durante o acasalamento, o macho canta em seu território a partir de poleiros elevados e freqüentemente arrepia seu topete.

Alma de gato/ Squirrel Cuckoo (Piaya cayana)
É notável por sua cauda longa graduada e alvinegra. Solitário ou aos pares, voa de arvore em arvore em busca de lagartas e outros insetos, ou invadem as plantações, protegendo as culturas das “pragas”. Tomam banhos de chuva ou em poças d’água, encharcando-se e daí se secam em banhos demorados de sol. Vocaliza um rico repertorio de sons.

Andorinha do campo/ Brown chested Martin (Progne tapera)
Andorinha grande e esbelta de plumagem marrom e branca, sem qualquer pena azul entre a plumagem. Canta de madrugada enquanto voa em círculos.

Anu branco/ Guira Cuckoo (Guira guira)
Forrageia o solo aos bandos, mantendo um sentinela empoleirada no alto. Desenvolve um amplo repertorio de cantos e chamados, emitindo-os de poleiros altos. Captura pererecas, camundongos, e pequenos pássaros.

Anu preto/ Smooth billed Ani (Crotophaga ani)
De dieta essencialmente insetívora, ou consome frutos amargos. Corre pelo solo em passadas largas ou salta de galho em galho de forma cômica. Gosta de perseguir outras aves e pássaros na galharia por pura diversão. Toma banho de poeira, de sol, de chuva e em poças d’água. Demonstram grande solidariedade pelos membros do grupo. Vocalizam de poleiros elevados, por vezes em gritarias coletivas.


Ariramba de cauda ruiva/ Rufous tailed Jacamar (Galbula ruficauda)
Vive solitário ou em casais, o macho alimenta a fêmea durante a corte. O casal escava túneis em barrancos e em cupinzeiros. Podem seguir bandos mistos.

Barranqueiro de olho branco/ White eyed foliage gleaner (Automolus leucophthalmus)
Pássaro de olhos e garganta brancos e plumagem ferrugínea. Acompanha bandos mistos regularmente e correições de formigas pelo estrato médio e baixo.

Bem te vi Rajado/ Streaked Flycatcher (Myiodynastes maculatus)
Vocaliza muito, por vezes em duetos, durante as horas mais quentes do dia, pode permanecer minutos seguidos empoleirado no mesmo local. Troca de poleiros para cantar. Procura frutos e insetos no estrato médio e nas copas das árvores.

Bentevizinho de penacho vermelho/ Social Flycatcher (Myiozetetes similis)
Solitário, aos casais ou em pequenos grupos familiares, alimenta-se de frutos e insetos.

Canário da terra verdadeiro/ Saffron Finch (Sicalis flaveola)
Apreciado por dotes canoros, é uma ave granívora terrícola, também captura cupins em revoada. Durante o acasalamento, o macho canta em sue território a partir de poleiros elevados. Eleva a cauda e a cabeça de forma lativa na presença da fêmea.

Carancho ou caracará/ Southern caracará (Caracara plancus)
Comum em áreas abertas ou semi abertas, é oportunista e de hábitos generalistas. Plana em correntes térmicas e caminha sob o solo a passos largos. Durante o acasalamento, o casal emite um forte corcorejar atirando a cabeça para trás como seriemas.

Choca barrada/ Barred Antshrike (Thamnophilus doliatus)
Apresenta a íris amarela, seu canto domina a paisagem Sonora de muitos locais. Solitários ou aos casais, desloca-se pelo emaranhado da vegetação. A fêmea distingue-se pelo topete ferrugíneo, face estriada e olhos claros.
Choca da mata/ Variable antshrike (Thamnophilus caerulescens)
Os casais acompanham bandos mistos pelo sub bosque emitindo um prolongado “gaah”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário