Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

O Acordo de Mohonk e o Ecoturismo no Areia que Canta

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2000 em New Paltz, Estados Unidos, 20 países engajados em programas de certificação em turismo sustentável e ecoturismo firmaram o Acordo de Mohonk, tendo como premissa que todo processo de certificação em ecoturismo deve levar em conta os padrões e princípios do turismo sustentável. O Brasil participou de tal evento e compartilhou das seguintes definições:

Turismo Sustentável é aquele que busca minimizar os impactos ambientais e sócio-culturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos (regiões e países).

Ecoturismo é Turismo Sustentável em áreas naturais, que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas e que promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais.

No caso brasileiro, não há um perfil padrão para o ecoturista, muitas vezes as pessoas desfrutam seu tempo em atividades de ecoturismo, porém não as compreende como tal. Há situações em que as orientações e as informações dadas durante o percurso (sejam feitas por guias, monitores, sinalizações, placas, folhetos, etc.) são associadas a uma ação educativa tida como desinteressante ou discordante ao momento de lazer, o que é um grande equívoco e a perda de uma grande oportunidade. Vivemos na era da comunicação e qualquer experiência e informação podem se transformar em assunto, imagem, e diferencial a serem explorados nas redes sociais (seja ela qual for).
Pensando nisso, o Fazenda Hotel e Ecoturismo AREIA QUE CANTA tem o cuidado de oferecer atividades e serviços que respeitam as tendências do Turismo Sustentável sem desrespeitar o momento de seus visitantes. No âmbito do Ecoturismo, suas realizações são coerentes à proposta do Acordo de Mohonk:

1) promover as experiências pessoais com a natureza para um melhor aprendizado e respeito

AREIA QUE CANTA: conhecer a nascente, nadar no rio, observar pássaros, comer fruta no pé, caminhar em paisagens distintas tendo monitores capacitados, material informativo e sinalização além de painéis educativos proporcionam uma oportunidade rica de estar junto à natureza e daí respeitá-la.


 Imagem: Painel informativo, localizado na entrada da Nascente


2) interpretar e conscientizar sobre os aspectos naturais e sócio-culturais locais

AREIA QUE CANTA: em toda a estrutura e no cuidado com a prestação dos serviços, há o envolvimento de se valorizar os aspectos locais, pois a Fazenda Tamanduá e a Nascente com a areia que canta são especiais, e o Museu da fazenda conta um pouco desta historia.

 Imagem: Entrada do Museu 


3) contribuir ativamente para a conservação de áreas naturais e da biodiversidade

AREIA QUE CANTA: conservação da várzea do Ribeirão Tamanduá, bem como da Floresta paludosa nesta região favorecem populações silvestres da fauna e da flora, viabilizando aos visitantes ter a possibilidade de encontrar diversas aves, animais como macaco prego, tatu, lontra, etc. Alem da beleza imensurável da diversidade de cores e odores das flores, árvores e frutos.

 Imagem: Identificação da flora e da fauna
  

4) promover benefícios econômicos, sociais e culturais para as comunidades locais

AREIA QUE CANTA: o quadro dos funcionários é composto por residentes do município de Brotas, os quais recebem cursos de aprimoramento esporadicamente e podem dar diversas informações sobre a região.

 Imagem: Curso de Educação Ambiental dado em 2010 

5) promover a participação das comunidades no turismo onde for apropriado

AREIA QUE CANTA: a lojinha da recepção oferece diversos produtos artesanais (inclusive gastronômicos) produzidos na região.

6) fazer com que a infra-estrutura, atrativos e programas sejam harmônicos e compatíveis com o entorno local

AREIA QUE CANTA: a preocupação em manter a estética rústica de uma fazenda em toda a estrutura e na prestação dos serviços alem do respeito as leis ambientais caracterizam o aspecto rural da visita

  Imagem: Bem vindos a nossa recepção! 

7) valorizar as culturas locais e tradicionais

AREIA QUE CANTA: a culinária e a tradicional festa de Santo Antonio são imperdíveis!

 
Imagens: A tradicional festa de Santo Antonio no mês de junho



     



Nenhum comentário:

Postar um comentário