Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

UMA AVENTURA ESPECIAL

Nos dias de inverno, quando faz frio e está ensolarado, não há nada mais aconchegante do que estar exposto ao sol (protegido por um bom protetor solar), desfrutando das cores de inverno de uma paisagem encantadora durante uma boa atividade física beneficiada pelo ar fresco e o sol acolhedor.

São muitas as opções de atividades: caminhar, cavalgar, passear de charrete, colher e comer frutas no pé, além de tantas outras atividades divertidas: vôlei, futebol, queimada, pega pega, caça ladrão, jogar peão, empinar pipa, mímica, campeonato de bolinha de gude, corrida de sacos, tocar, cantar e dançar, etc.
O beneficio para o corpo, para a mente e para a alma com estas atividades está presente tanto na memória das pessoas que as praticam quanto nas revistas, programas, sites direcionados a assuntos vinculados ao bem estar e à saúde.
Entretanto, o estilo de vida urbano restringe a oferta de espaços onde as pessoas de todas as idades possam se exercitar ao sol de inverno. Daí, nada melhor do que viajar para lugares em meio a Natureza, com uma ampla estrutura que oferece opções de lazer e o aconchego durante o dia e durante a noite de inverno.
E na Fazenda Areia que Canta, além do conforto rural, dos cavalos, da charrete, da culinária, dos pomares de frutas, da horta orgânica, da programação de lazer elaborada por monitores divertidos e atenciosos, da piscina aquecida, das quadras poliesportivas, da lagoa onde se pode andar de pedalinho, remar, etc., da visita a nascente e ao ribeirão Tamanduá, há uma oportunidade rara no estado de SP: conhecer uma Floresta Paludosa em uma aventura muito especial.
A Floresta Paludosa (também conhecida como mata do brejo ou floresta latifoliada higrófila) se diferencia das demais formações florestais por suas espécies capazes de viver em ambiente de brejo, muitas vezes endêmicas (só existem ali). O inverno facilita a aventura neste tipo florestal, particularmente por ser caracterizada como uma estação seca (com baixo índice pluviométrico).
A aventura começa atravessando um fragmento de Cerradão, formação florestal do bioma Cerrado (atualmente enquadrado entre os biomas considerados “hot spot” por estarem ameaçados pela ação humana) e original da região da Fazenda Tamanduá.
Dali, chega-se em uma plantação de laranja com vista para a várzea do Ribeirão Tamanduá, composta por diferentes formações vegetais, habitat de diversos animais.
Em direção ao caminho para a Nascente Areia que Canta, há uma trilha fácil na várzea do Ribeirão Tamanduá a qual faz parte da maior várzea do estado paulista (na bacia hidrográfica do Rio Jacaré Pepira), a qual recebe o codinome “pantanalzinho” por ser um ecossistema similar ao Pantanal mato-grossense.
A trilha na Floresta Paludosa começa próxima ao Ribeirão Tamanduá, tendo a tirolesa e a pequena ponte de ferro como meios para atravessar o ribeirão em diferentes pontos.

Se houver silencio, é possível ouvir ou mesmo encontrar diferentes animais.
A trilha não é longa porem composta por situações que enriquece o conhecimento sobre a região e as experiências pessoais, com total sabor de aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário