Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

quarta-feira

As aves no Areia que Canta, famílias: Turdidae, Mimidae, Coerebidae, Thraupidae, Lembetizidae, Parulidae, Icteridae, Fringilidae, Passeridae, Anhingidae, Threskiornithidae, Tityridae

Família Turdidae

Sabiá Laranjeira/ Rufous Bellied Thrush (Turdus rufiventris)

É a ave símbolo do Brasil, propensa a dialetos regionais de seu canto, desenvolvendo um canto fraseado complexo ou simplesmente um canto medíocre. Canta até de madrugada durante o período de acasalamento. Toma banhos demorados de chuva, após arranca as minhocas do solo úmido ou bica frutos.





Sabiá barranco ou sabia de cabeça cinza/ Pale breated Thrush (Turdus leucomelas)

Agressivo, domina o lugar onde se alimenta e durante o período de acasalamento.
Sabiá poca/ Creamy bellied Thrush (Turdus amaurochalinus)

Frequentemente no solo emite um som distinto "póc" em alerta quando se aproxima estranhos, sempre balançando a cauda. Toma banhos em riachos empedrados, captura cupins alados, come flores e assedia pomares.





Familia Mimidae

Sabiá do campo/ Chalk browed Mockingbird (Mimus saturninus)

Forrageia mais o solo em bando misto de aves campestres. Andam pelo solo bicando sementes e insetos ou alimentando-se de frutos nos galhos: apreciam banana, mamão e abacate. O bando separa-se no solo mantendo um sentinela empoleirado no alto. Costumam abrir ambas as asas e a cauda em exibição. desenvolvem um amplo repertórios de cantos, chamados e podem imitar o canto de outras aves.
Familia Coerebidae

Cambacica/ bananaquit (Coereba flaveola)

Passarinho popular, procura néctar perfurando a base das flores com seu bico fino. Oportunisas, costumam beber em bebedouros domésticos e consomem pequenos insetos e frutos.







Família Thraupidae

Bico de veludo/ Cinnamon Tanager (Schistochlamys ruficapillus)

Migratória, alimenta-se de frutos e insetos nas copas. Frequentemente encontrada aos casais, expande sua área de ocorrência com os desmatamentos.




Saíra de chapéu preto/ Hooded Tanager (Nemosia pileata)

Tem a região loral branca e os olhos amarelos, porém estes são escuros no juvenil. É visto aos casais associados a bandos mistos nas copas à procura de frutos, insetos e néctar.




Saí canário/ Orange headed Tanager (Thlypopsis sordida)

Lembra um canário da terra na plumagem e no canto. Vive me grupos mistos à procura de frutos e pequenos artrópodes.





Pipira vermelha/ Silver beaked Tanager (Ramphocelus carbo)

Vive em grupos composta de mais fêmeas do que macho. Ocasionalmente formam congregações em certas árvores frutíferas ou durante a floração de certas árvores. Consome frutos, insetos e néctar. Às vezes, canta de madrugada. O macho se xibe frente à femea com a cabeça e o bico apontados para cima; com o corpo na vertical e a plumagem inflada, semelhante a uma esfera, exibe o tom purpúreo da garganta e do peito, ao mesmo tempo em que agita as asas e abre a cauda em leque.


Sanhaçu cinzento/ Sayaca Tanager (Thraupis sayaca) 

Fora do período reprodutivo, torna-se nômade, dispersando-se em grupos e acompanhando a frutificação sazonal de certas fruteiras.






Sanhaço de coqueiro/ Palm Tanager (Thraupis palmarum)

Insetívoro, captura cupins em revoada, embora procure frutas em pomares. Seu canto é alto e facilmente chama a atenção.






Saíra amarela/ Burnished buff Tanager (Tangara cayana)

Vive aos casais ou pequenos grupos associados a bandos mistos ou em grupos monoespecíficos.








Saí andorinha/ Swallow Tanager (Tersina viridis)

Migratório, torna-se gregário durante o período reprodutivo. Possui dieta frugívora, consumindo vasta variedade de frutos. Empoleira-se em galhos abertos e expostos à espera de insetos, os quais captura em pleno vôo, ou aí permance em demorados banhos de sol.



Saí azul/ Blue Dacnis (Dacnis cayana)

Vive aos casais ou em pequenos grupos acompanhando bandos mistos. Alimenta-se de frutos, insetos e néctar. Visita bebedouros.








Figuinha de rabo castanho/ Chestnut vented Conebill (Conirostrum speciosum)

Segue bandos mistos aos casais pelas copas das árvores. Irrequieto, procura incansavelmente insetos ou suga o néctar ou come parte das pétulas das flores . Captura pequenas larvas verdes.






Família Lemberizidae

Tico tico/ Ruffous collared Sparrow (Zonotrichia capensis)

Seu canto melidioso atrai a atenção, incluindo em seu repertório um canto de madrugada. Faz parte de sua dieta: insetos, grãos, sementes, frutos, entre outros. O gaudério ou chopim costuma depositar seus ovos no ninho do tico tico, imitando a coloração dos ovos apesar de serem maiores e mais arredondados.



Tico tico do campo/ Grassland Sparrow (Ammodramus humeralis)

Passarinho campestre e de canto bucólico singular, protege-se na vegetação rasteira expondo-se em poleiros altaneiros apenas quando entoa seu belo canto. Tem hábitos semiterrícolas e daí sua plumagem tingida com tons ferrugíneos ou tons cinzentos, dependendo das características químicas do solo, manchando sua plumagem.


Canário da terra verdadeiro/ Saffron Finch (Sicalis flaveola)

Apreciado por dotes canoros, é uma ave granívora terrícola, também captura cupins em revoada. Durante o acasalamento, o macho canta em sue território a partir de poleiros elevados. Eleva a cauda e a cabeça de forma lativa na presença da fêmea.




Tipio/ Grassland Yellow Finch (Sicalis luteola)

Frequentam capinzais altos em revoadas de desenas de indivíduos que vocalizam em pleno vôo, tendo o píleo arrepiado. Dormem coletivamente em taquarais.




Canário do campo/ Vedge tailed Grass Finch

Pássaro campestre rabilongo, esconde-se facilmente em meio ao capinzal, aparecendo em arbustos elevados apenas quando entoa seu canto forte. Anda e corre pelo solo e voa com a cauda um pouco elevada.



Tiziu/ Blue black Grassquit (Volatinia jacarina)

Desaparece durante o inverno, retornando para reproduzir na primavera. O macho canta de poleiros elevados, saltando em pleno ar, quando emite um característico "tiziu" onomatopeico e exibe uma área branca oculta nos flancos, sob as asas. Vive ao lado de outros pássaros granívoros, devorando as sementes de diversas gramíneas. Fora do pe´ríodo de acasalamento, o macho muda para uma plumagem semelhante à plumagem da fêmea.


Bigodinho/ Lined Seedeater (Sporophila lineola)

Preciado por passarinheiros, é observado em pomares, apesar da perseguição que lhe movem. A fêmea é semelhante à fêmea do coleirinho embora seja mais esguia e apresente a mandíbula amarela.




Coleirinho/ Double collared Seedeater (Sporophila caerulescens)

Consome várias sementes de capins, disputando-as com outros pássaros. A fêmea se distingue pela ausência de estriações no peito.







Chorão/ White bellied Seedeater (Sporophila leucoptera)

Habitam áreas próximas a brejos ou áreas úmidas. A fêmea é semelhante a fêmea do coleiro do brejo.








Curió/ Chestnut bellied Seed Finch (Sporophila angolensis)

Pássaro bastante apreciado, sua captura para ser engaiolado quase fez com que desaparecesse na Natureza. Seu canto apresenta dialetos ou variações regionais.







Tico tico de bico amarelo/ Safron Billed Sparrow

Difere-se do tico tico de bico preta apenas pela coloração do bico.






Tico tico rei/ Red crested Finch (Coryphospingus cucullatus)

Passarinho avermelhado de píleo escarlate. Aos casais, percorre o solo do mandiocal à procura de sementes e grãos.





Família Parulidae

Mariquita/ Tropical Parula (Parula pitiayumi)

Espécie florestal, chama atenção pelo canto persistente nas copas, acompanhando bandos mistos. Fica de cabeça para baixo e marinha por entre epífitas, aos casais ou em grupos familiares. Aprecia frutos, insetos e néctar.



Pia cobra/ Masked Yellowthroat (Geothlypis aequinoctialis)

Bonito passarinho paludícola, canta empoleirado no lato em taboas ou em talos de gramínes, onde constrói seu ninho.





Pula pula de barriga branca/ White bellied Warbler (Basileuterus hypoleucus)

É frequentemente encontrado aos casais isolados na mata. Tem comportamento de forrageamento.



Canário do mato/ Flavescent Warbler (Basileuterus flaveolus)

Anda pela serrapilheira com a cauda aberta em leque ou empoleira-se na sombra. Pássaro inquisitivo e curioso, toma banho em córregos e eventualmente sai e perseguição a cupins alados.







Família Icteridae

Encontro/ Epaulet Oriole (Icterus cayanensis)

Vive solitário ou aos pares em bandos mistos nas copas, sugando o néctar das flores ou vasculhando ativamente à procura de insetos. Imita com perfeição o canto de outras aves.





Pássro preto ou graúna/ Chopi Blackbird (Gnorimopsar chopi)

Pássaro de canto vigoroso, procura sementes e grãos no solo.






Chopim do brejo/ Yellow rumped Marshbird

Alimenta-se no solo às dezenas , costuma cantar em pleno vôo ou pousados próximos a vários indíviduos que podem cantar em coro.








Vira bosta/ Shiny Cowbird (Molothrus bonariensis)

Tem comportamento parasitário que exerce sobre o processo reprodutivo de centenas de espécies de pássaros, os quais criam os filhotes do vira bosta. Tanto o macho como a fêmea furam e consomem parte dos ovos do hospedeiro.



Garibaldi/ Chesnut capped Blackbird (Chrysomus thilius)

Pássaro paludícola, reune ao anoitecer para o pernoite coletivo.









Família Fringilidae

Fim fim/ Purple throated Euphonia (Euphonia chlorotica)

Vocaliza um característico "fi-vi" ou "fi-fi" ou "fi-vi-vi". Aos casais ou em grupos familiares, acompanha bandos mistos nas copas.





Gaturamo verdadeiro/ Voilaceous Euphonia (Euphonia violacea)

Grande imitador de outras aves, as quais imita para despistar predadores.




Familia Passeridae

Pardal/ House Sparrow (Passer domesticus)

Esécie exótica e comum, tem o canto melidioso. Alimenta-se de insetos, grãos, sementes entre outros.





Família Anhingidae

Biguatinga/ Anhinga (Anhinga anhinga)

Captura peixes, anfíbios, cobras aquáticas, e outros seres aquáticos. Seca sua plumagem em demorados banhos de sol, abrindo largamente as asas e a cauda. Paira a grande altitude em correntes térmicas. Grasna de pescoço esticado exibindo seu saco gular amarelo.




Família Threskiornithidae

Coró coró/ Green Ibis (Mesembrinibis cayennensis)

Apresenta plumagem verde escura uniforme. Vocaliza um forte "coró- coró" onomatopéico, especialmente nas horas do crepúsculo. Vive solitário ou em pequenos grupos, procurando insetos, vermes e plantas.





Família Tityridae

Caneleiro Preto/ White Winged Becard (Pachyramphus marginatus)

Tem plumagem escura. Forrageia aos pares, seguindo bandos mistos ou independentemente destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário