Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

As aves no Areia que Canta, famílias: Tytonidae, Strigidae, Cprimulgidae, Trochilidae, Alcedinidae, Galbulidae, Ramphastidae, Picidae, Thamnophilidae, Conopophagidae, Dendrocolaptidae e Furnaridae

Família Tytonidae


Corujinha da igreja ou suindara/ barn owl (Tyto alba)

Alimenta-se de ratos e camundongos, é essencilamente noturno ou crepuscular, caça mais roedores e pequenos mamíferos que outros veterbrados ou artrópodes. Caça de poleiros altos ou em trasectos de vôo baixo.


Família Strigidae

Corujinha do mato/ tropical screech owl (Megascops choliba)

Tem duas fases distintas de plumagem, uma cinza outra ruiva, alem de outras plumagens intermediarias. Vocaliza mais em horários de crepúsculo, o casal pode cantar em duetos. Captura mais insetos que pequenos vertebrados, caça insetos noturnos que são atraídos pela iluminação artificial.



Corujinha sapo/ Black capped screech owl (Megascops atricapilla)

Tem uma área de plumagem negra na nuca e no alto da cabeça, a cor de sua íris varia do amarelo ao laranja e marrom. Apresenta uma fase de plumagem escura com olhos marrons, outra ruiva e a terceira, cinzenta com a íris mais amarelada. Dorme durante e caça insetos, artrópodes e pequenos vertebrados à noite. Responde prontamente a imitação de seu canto.




Coruja buraqueira/ burrowing owl (Athene cunicularia)

Espécie semiterricola de pernas longas e hábitos noturnos e crepusculares, escava sua toca em forma de túnel, ou ocupa galerias escavadas por tatus ou pica paus. As entradas deses túneis ficam coalhadas por pelotas regurgitadas pelo casal.






Família Caprimulgidae

Bacurau/ Commom Pauraque

O macho é facilmente reconhecido em vôo pela cauda preta com retrizes margeadas de branco, principalmente na sua margem interna. Ocorrem duas fases de plumagem, uma cinza e outra ruiva, e podem ainda apresentar a plumagem encardida de tons ferrugíneos do solo local, rico em óxidos ferrosos. Emitem um canto onomatopéico melodioso, que domina a paisagem sonora nos locais onde vive durante o crepúsculo. Assustado em pouso diurno, produz um forte ruído com o bater das asas contra a serrapilheira, mantendo-s a seguir, imóvel ou voando curtas distancias.

João corta pau/ Rufous Nighjar (Caprimulgus rufus)

Tem grande porte, cauda larga com plumagem castanho avermelhada e asas sem marcas brancas em vôo. Apresenta hábitos crepusculares e noturnos, quando emite um som onomatopéico melodioso. Repousa sobre galhos baixos ou na serrapilheira.



Família Trochilidae

Rabo branco acanelado/ Planalto Hermit (Phaethornis pretrei)

É facilmente reconhecida pelas retrizes longas e margeadas de branco e pela mandíbula levemente curva em tons avermelhados. Inquisitivo e pouco temeroso, aproxima-se a curtas distancias, parando abrupta e repentinamente. Pousado, balança a cauda ritmicamente para cima e para baixo, cantando à sombra. No ato de colher teias de aranha como material de construção do ninho, por vezes fica presa a essas teias.




Beija flor tesoura/ swallow tailed hummingbird (Eupetomena macroura)

É facilmente reconhecido pela cauda com retrizes externas longas em forma de forquilha. Apresenta as raques das primarias externas alargadas e esporadicamente, as penas azuladas da fronte tingidas de branco, amarelo, ou de cores diversas, em virtude do acumulo de pólen. É extremamente agressivo e captura insetos em vôos curtos, adorna o ninho em forma de taça com liquens.



Beija flor preto/ Black jacobin (Florisuga fusca)

Belíssima espécie, captura mosquitos, aranhas e outros artrópodes em complicados vôos, chamando a atenção pelo reflexo branco da cauda. Ao cantar, balança pausadamente a caud, da vertical para a horizontal. Toma banho de sol abrindo a cauda e as asas, uma de cauda vez.




Beija flor de vesta preta/ Black throated Mango (Anthracothorax nigricollis)

O macho é facilmente reconhecido e tem o bico levemente curvado.



Beija flor de orelha violeta/ White vented Violet ear (Colibri serrrostris)

É facilmente reconhecido pelas auriculares em tons magenta e em forma de leque. Os machos vocalizam nas copas.




Beija flor dourado/ gilded tailed Sapphire (Hylocharis chrysura)

Ambos sexos distinguem-se de qualquer outra espécie de beija flor pelo manto alaranjado em contraste com a plumagem verde amarelada clara que reflete de forma espetacular lampejos dourados em plena luz solar.






Besourinho de bico vermelho/ glittering bellied emerald (Chlorostilbon aureoventris)

O macho reflete um brilho dourado quando exposto ao sol, ou aparece todo negro ou verde escuro quando na sombra. A fêmea possui uma distinta linha pós ocular branca que a distingue. Ambos os sexos possuem a base do bico avermelhada.

Beija flor de peito azul/ sapphire spangled emerald (Amazilia lactea)

Ambos os sexos se distinguem pela combinação de cores da garganta, barriga e flancos (azul, branca e verde respectivamente). Também, apresenta a base da mandíbula rosada e uma conspícua mancha pós ocular branca. Aprecia flores de mamoeiros e laranjeiras, visita bebedouros e costuma tomar banhos de sol.





Bico reto cinzento/ long billed starthroat (Heliomaster longirostris)

Beija flor de cauda retangular, de bico reto e muito longo; o macho é inconfundível e a fêmea apresenta distinta placa gular escura.




Família Alcedinidae

Martim pescador grande/ Ringed Kingfisher (Ceryle torquatus)


Necessita de barrancos, mata ciliar e águas límpidas em seu habitat para poder viver. Voa lato e vocaliza um ruidoso matraquear. Mergulha a partir de poleiros altos. Captura peixes, repteis, batráquios, caranguejos e insetos. O casal empoleirado a meio metro d’água, se acaricia com bicadas, arrepiando o topete e abrindo a cauda em leque, balançando-a verticalmente.





Martim pescador pequeno/ Green kingfisher (Chloroceryle americana)

Não depende de águas livres para sua sobrevivência. Mergulha de poleiros abertos latos ou baixos, pescando peixes e crustáceos, é uma espécie de hábitos alimentares mais generalistas. O casal escava o ninho em barrancos.





Família Galbulidae

Ariramba de cauda ruiva/ Rufous tailed Jacamar (Galbula ruficauda)

Vive solitário ou em casais, o macho alimenta a fêmea durante a corte. O casal escava túneis em barrancos e em cupinzeiros. Podem seguir bandos mistos.




Família Ramphastidae

Tucanuçu/ Toco Toucan (Ramphastos toco)

Preda ninhos de pica –paus, japins, e também aprecia frutos. Desloca-se em bandos pelas copas e pelo estrato médio, dormindo em eucaliptais.




Família Picidae

Pica pau anão escamado/ White wedged Piculet (Picumus albosquamatus)

Vive usualmente aos casais que se deslocam juntos, ao alcance da voz, com que se comunicam de tempos em tempos.



Pica pau branco ou birro/ White woodpecker (Melanerpes candidus)

Pica pau alvinegro que vive em grupos, por vezes associados a outras espécies. Desce ao solo para capturar formigas, depreda vespeiros, ninhos e cupinzeiros. Bica frutos, come carne seca e escava galhos à procura de insetos e escava galhos à procura de insetos e larvas. Vocalize um estridente “birro... birro”.






Picapauzinho verde carijó/ White spotted woodpecker (Veniliornis spilogaster)

Acompanha bandos mistos de hábitos essencialmente insetívoro. Torna-se territorial durante a reprodução, agredindo aves que se aproximam do ninho. Tamborila em galhos secos e costuma dormir em buracos.



Picapauzinho anão/ Little woodpecker (Venilionis passerinus)

Segue bandos mistos, vivendo só, aos pares ou em grupos familiares. É insetívoro.








Pica pau verde barrado/ Green barred woodpecker/ (Colaptes melanochloros)

Tamborila em colmos de bambuzais e em embaúbas, come frutos, abacate e insetos. Desce ao solo para capturar formigas.



Pica pau do campo/ Campo flicker (Colaptes campetris)

Campestre, gregário e semi-terrícola, desloca-se pelo solo, aos pulos, por vezes seguindo outras aves campestres gregárias, à procura de formigas. Rouba formigueiros, cupinzeiros e ninhos




Pica pau de banda branca/ lineated woodpecker (Dryocopus lineatus)

Vive em pares ou em grupos familiares, com o macho e a fêmea tamborilando em sequencia longa e baixa. Come frutos como abacate, insetos, larvas, procura formigas. O casal escava ocos em troncos secos inclinados em sua parte inferior.






Família Thamnophilidae

Borralha/ tufled antshrike (Mackenziaena severa)

Tanto o macho como a fêmea apresenta a íris avermelhada. Vive aos casais, captura pequenos vertebrados, grandes artrópodes e caracóis.






Choró boi/ Great Antshrike (Taraba major)

Pássaro inconfundível de olhos vermelhos, segue bandos mistos comumente.








Choca barrada/ Barred Antshrike (Thamnophilus doliatus)

Apresenta a íris amarela, seu canto domina a paisagem Sonora de muitos locais. Solitários ou aos casais, desloca-se pelo emaranhado da vegetação. A fêmea distingue-se pelo topete ferrugíneo, face estriada e olhos claros.






Choca de chapéu vermelho/ rufous capped antshrike (Thamnophilus ruficapillus)

Facilmente identificável pelo padrão da plumagem, pelo olho avermelhado e pela vocalização característica. Acompanha bandos mistos regularmente.



Choca da mata/ Variable antshrike (Thamnophilus caerulescens)

Os casais acompanham bandos mistos pelo sub bosque emitindo um prolongado “gaah”.








Choquinha lisa/ Plain antvireo (Dysithamnus mentalis)

O pássaro se distingue pelo desenho escuro em forma de meia lua nas auriculares. Emite um canto curioso em seqüência baixas, de agradável efeito sonoro.




Família Conophagidae

Chupa dente marrom/ Rufous Gnateater (Cnopophaga lineata)

Solitário ou aos casais, forrageia próximo ao solo, freqüentemente sobre poleiros verticais. Atende prontamente ao playback de seu chamado e entoa seu canto em horários de crepúsculo. Segue bandos mistos apenas nos limites de seu território.


Família Dendrocolaptidae

Arapaçu grande/ Planalto woodcreeper (Dendrocolaptes platyrostris)

Seguidor “profissional” de correições, segue bandos mistos. Tem sua garganta em tons claros encardidos.








Arapaçu de cerrado/ Narrow billed creeper (Lepidocolaptes angustirostris)

Seu ventre apresenta tons claros imaculados ou com as estriações apagadas. Apresenta índole inquieta, procurando insetos sobre as cascas de troncos e galhos. Captura taturanas, por vezes desce ao solo para capturar formigas.


Família Furnariidae

João de barro/ Rufous Hornero (Furnarius rufus)

Constrói seu ninho de barro em forma de forno, misturando palha e esterco seco com barro úmido, o qual instala sobre arvores isoladas. Terminada a construção, o casal forra a câmara interna com palha e capim, onde choca seus ovos. O casal canta em duetos. Revira as folhas a procura de alimento, captura cupins e formigas em revoada.


Petrim/ Sooty fronted spinetail (Synallaxis frontalis)

Vocalize um distinto “ti-pli”, “chi-cli”, ou “be-trim”. Apresenta píleo, asas e cauda ferrugineas e distinta macha gular preta.





Ui-pi/ Pale breasted Spinetail (Synallaxis albescens)

Vocaliza um dissilábico “ui-pi”. Apresenta boné ruivo, com testa cinza, cauda pálida, coberteiras superiores das asas ferrugíneas e íris ocnáceas.



João teneném/ Spix’s spinetail (Synallaxis spixi)

Vocalize um distinto “ben-te-re-re” ou “te-te-re-re”. Apresenta cauda marrom clara, boné ferrugineo, asas com coberteiras ferrugíneas e também uma mancha gular preta.



Curutié/ Yellow chinned spinetail (Certhiaxis cinnamomeus)

Pássaro paludicola predominantemente ferrugem, com distinta mancha amarela no mento. Costuma ornamentar seu ninho com peles de serpentes ou fitas plásticas coloridas. O casal canta em duetos no topo de poleiros elevados.






João botina do brejo/ Orange eyed thornbird

A espécie possui olhos avermelhados.






Barranqueiro de olho branco/ White eyed foliage gleaner (Automolus leucophthalmus)

Pássaro de olhos e garganta brancas e plumagem ferrugínea. Acompanha bandos mistos regularmente e correições de formigas pelo estrato médio e baixo.







Fura barreira/ Chesnut capped foliage gleaner (Hylocryptus rectirostris)

Sua plumagem apresenta tons ferrugíneos uniformes e sua íris amarela o distingue. Empoleira-se com freqüência me galhos verticais, usualmente tendo a cauda aberta e descendo até o solo onde, solitário ou aos pares, vasculha a serrapilheira à procura de presas.


João porca/ Sharp tailed streamvreeper (Lochmias nematura)

Passarinho fotófobo, de plumagem singular e inconfundível. Com seu trigano agudo, invariavelmente suplanta nesse ambiente, o barulho da água em movimento numa perfeita adaptação da vocalização ao melotopo. Procura artrópodes à beira d’água e captura larvas subaquáticas de insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário