Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

As aves no Areia que Canta, famílias: Tyrannidae, Pipridae, Vireonidae, Corvidae, Hirundinidae, Troglodytidae, Donacobidae, Polioptilidae

Família Tyrannidae


Cabeçudo/ Sepia capped Flycatcher (Leptopogon amaurocephalus)

Passarinho florestal com um característico desenho escuro em forma de meia lua nas auriculares. Pousado balança as asas para cima e para baixo em seu poleiro. Solitário ou em casais acompanha bandos mistos. Voa de árvore em árvore à procura de lagartas e outros insetos.






Tirizinho do mato/ Eye ringed tody Tyrant (Hemitriccus orbitatus)

Distingue-se pela proeminente borda externa esbranquiçada nas terciárias, característica comum a ambos os sexos. Produz um sonoro ruflar de asas em vôo, quando voa de poleiro em poleiro.



Tachuri campainha/ Hangnest Tody Tyrant (Hemitriccus nidipendulus)

É um pássaro pequeno de olhos esbranquiçados que freqüenta diversos tipos florestais, desaparecendo rapidamente de pequenas matas isoladas.




Miudinho/ eared pygmy Tyrant (Myiornis auriculares)

Passarinho florestal de proporções exíguas e cauda curta. Distingue-se pelo desenho escuro em forma de meia lua nas auriculares. Costuma acompanhar bandos mistos nos estratos médio e baixo.







Tororó/ Ochre faced Tody Flycatcher (Poecilotriccus plumbeiceps)

Pássaro inquieto procura incansavelmente por insetos e captura pequenas larvas verdes nas folhagens. Emite um som curioso, do timbre de um sapo ou perereca, em seqüencias baixas de agradável efeito sonoro.



Ferreirinho relógio/ Common Tody Flycatcher (Todirostrum cinereum)

Usualmente solitário ou em pares, vasculha a folhagem à procura de insetos e bagas. Apresenta cauda graduada, um tanto estreita na base.





Guaracava de barriga amarela/ yellow bellied elaenia (Elaenia flavogaster)

Pássaro topetudo com cristas brancas semi-ocultas e duas barras brancas nas asas e ainda uma terceira mais apagada, próximo ao encontro das asas. Seu canto diurno é um fraseado complexo característico enquanto, o canto da madrugada é uma repetição da frase “Maria é dia”. Solitário, aos casais ou em pequenos grupos familiares, alimenta-se de frutos e insetos.


Risadinha/ Southern Beardless Tyrannulet (Camptostoma obsoletum)

Passarinho insetívoro captura insetos em revoadas além de procurar frutas. Em geral apresenta plumagem esverdeada ou cinza esverdeada.



Alegrinho/ White crested Tyrannulet (Serpophaga subcristata)

É um passarinho campestre e insetívoro, captura cupins em revoada. Durante o acasalamento, o macho canta em seu território a partir de poleiros elevados e freqüentemente arrepia seu topete.



Noivinha branca/ White rumped Monjita

Apresenta plumagem distinta.






Bico chato de orelha preta/ Yellow olive Flycatcher (Tolmomyas sulphurescnes)

Passarinho florestal com característico desenho escuro em forma de meia lua nas auriculares e bico achatado. Acompanha bandos mistos pelo subdossel e estrato médio, onde vocaliza seu estranho grito plangente. O casal mantém-se ao alcance da voz. Percorre os galhos secos à procura de insetos e por vezes come frutos.





Filipe/ Bran colored Flycatcher (Myiophobus fasciatus)

Tem duas fases distintas de plumagem, uma marrom e outra ruiva, além de plumagens intermediarias. Apresenta plumagem estriada e píleo amarelo ou castanho. Consome mais insetos que pequenos frutos, e captura suas presas sobre a vegetação até o solo.



Enferrujado/ Euler’s Flycatcher (Lathrotriccus euleri)

Solitário ou aos pares, procura por artrópodes nas brenhas próximas ao solo, vocalizando o tempo todo.




Tuque/ Olivaceous Elaenia (Elaenia mesoleuca)

Esécie verde, com garganta e barriga cinzas, peito olivaceo e infracaudais em amarelo claro, formando três áreas distintas de coloração. O centro da barriga é mais claro e o píleo baixo não possui cristas brancas. Alimentação frugívora.





Viuvinha/ Long tailed Tyrant (Colonia colonus)

Espécie única pela presença de retrizes em forma de raquetes. Costuma permanecer empoleirado e imóvel por longos períodos e captura insetos em vôos acrobáticos. Após capturar sua presa em pleno ar, retorna ao poleiro de onde partiu.





Bem te vi Rajado/ Streaked Flycatcher (Myiodynastes maculatus)

Vocalize muito, por vezes em duetos, durante as horas mais quentes do dia, pode permanecer minutos seguidos empoleirado no mesmo local. Troca de poleiros para cantar. Procura frutos e insetos no estrato médio e nas copas das árvores.




Maria cavaleira do rabo enferrujado/ Brown Crested Flycatcher (Myiarchus tyrannulus)

Difere-se por suas asas e cauda margeadas de castanho avermelhado. Solitária ou em pares, forrageia no estrato médio do alto dos galhos. Alimenta-se de frutos, artrópodes e insetos.






Guaracavuçu/ Fuscous Flycatcher (Cnemotricuus fuscatus)

Distingue-se pela larga faixa superciliar esbranquiçada e pela garganta branca. Vasculha a folhagem e os galhos das árvores de forma acrobática à procura de insetos.



Maria preta do bico azulado/ Blue billed Black Tyrant (Knipolegus cyanirostris)

Espécie inconfundível está usualmente solitária ou aos pares. O macho distingue-se pelo bico azulado e a fêmea, pela presença de tons ferrugíneos nas costas.



Tesoura do brejo/ Streamer tailed Tyrant (Gubernetes yetapa)

Pássaro atraente e paludicola que vive em bandos à procura de insetos e artrópodes e, as vezes, captura libélulas em revoada. Gosta de empoleira-se em talos verticais estufando a plumagem. Costuma abrir ambas as asas e por vezes a cauda em exibição.





Lavadeira mascarada/ Masked Water Tyrant (Fluvicola nengeta)

Pássaro paludicola constrói seu ninho de gravetos em forma de esfera com entrada lateral sobre arbustos e espinheiros à beira d’água. Costuma ornamentar toda a estrutura com peles de serpentes ou fitas plásticas coloridas. O casal canta em duetos, exibem-se face a face, abrindo largamente a cauda e as asas. Procura alimento no solo ou na sproximidades.


Freirinha/ White headed Marsh Tyrant (Arundinicola leucocephala)

Passarinho de áreas pantanosas pousa em poleiros altos ou baixos ou em colmos verticais da vegetação aquática, capturando insetos alados perto d’água ou na vegetação adjacente.




Suiriri cavaleiro/ Cattle Tyrant (Machetornis rixosa)

De dieta essencilamente insetívora, consome moscas, grilos e gafanhotos, movendo-se no solo pela vegetação rasteira. Segue animais de criação nos pastos, atentos a insetos e pequenas presas espantadas pelos herbívoros, por vezes fica montado no dorso destes.



Bentevizinho de penacho vermelho/ Social Flycatcher (Myiozetetes similis)

Solitário, aos casais ou em pequenos grupos familiares, alimenta-se de frutos e insetos.








Bem te vi/ Great Kiskadee (Pitangus sulphuratus)

Seu canto domina a paisagem sonora, interpretado como uma onomatopéia. Consegue quebrar a quitina do exoesqueleto de grandes insetos e de pequenos caranguejos, graças ao bico forte. Possui dieta onívora, consumindo desde frutas e sementes até cadáveres pequenos de vertebrados e artrópodes. Predam grande quantidade de ninhos. É barulhento e agressivo.

Neinei/ Boat billed Flycatcher (Megarynchus pitangua)

Voa de capoeira em capoeiras, empoleirando-se no lato das árvores e dos arbustos. Procura insetos e frutos no estrato médio e nas copas, acompanhando a frutificação sazonal de certas fruteiras.







Peitica/ Variegated Flycatcher (Empidonomus varius)

Tem asas e cauda margeadas de castanho avermelhado. Solitário, aos casais ou em pequenos grupos familiares, alimenta-se de frutos e insetos.






Suiriri/ tropical kingbird (Tyrannus melancholicus)

Solitário ou em pares, pousa me galhos secos altaneiros, de onde arremete em vôos acrobáticos contra insetos alados, retornando em vôo planado para o mesmo puleiro. Costuma tomar banho de chuva, secando-se posteriormente em demorados banhos de sol. Na primavera, costuma vocalizar incansavelmente durante todo o dia.


Tesourinha/ Fork tailed Flycatcher (Tyrannus savana)

Espécie de cauda longa bifurcada vive aos pares ou em pequenos grupos, captura insetos em vôos rasantes e erráticos. É muito vocal.






Maria cavaleira/ Short crested Flycatcher

Segue bandos mistos, distingue-se pelos tons cinza esverdeados das partes superiores, além da cauda escura na parte superior e bico longo e anegrado.




Família Pipridae

Soldadinho/ Helmeted manakin (Antilophia galeata)

Acompanha bandos mistos e por vezes, cruza com o Chiroxiphia caudata cujo hibrido resultante é conhecido como o “rei dos tangarás”.







Família Vireonidae

Pitiguari/ Rufous browed Peppershrike (Cychlaris gujanensis)

Pássaro florestal cujo canto domina a paisagem Sonora, havendo muita variação regional ou dialetos. A população apresenta muita variação na cor dos olhos ou da íris, do vermelho ao amarelo, laranja ou marrom escuro. Consegue quebrar a quitina do exoesqueleto de grandes insetos graças ao bico forte, consome percevejos, taturanas, larvas de insetos alem de pequenos frutos. Aproveita-se da revoada de cupins alados para se fartar.

Juruviara/ Red eyed Vireo (Vireo olivaceus)

Pássaro silvícola, de olhos ou íris marrons e com as primarias nas asas normais e a migrante do hemisfério Norte de íris vermelha coma s primarias das asas modificadas e mais longas. Seu canto insistente chama a atenção, bem como seu comportamento irrequieto ao vasculhar meticulosamente os ramos e as folhagens dos estratos médio e alto, por vezes seguindo bandos mistos.
Família Corvidae

Gralha do campo/ Curl crested Jay (Cyanocorax cristatellus)

Gralha topetuda e de cauda curta, evita a presença d eoutras gralhas, andando em bandos, mantendo-se um deles como sentinela em alerta, sendo grande predadora de ninhegos e ovos; captura também insetos, artrópodes e pequenos vertebrados. Aprecia frutos como goiaba, abacate, figos, entre outros. São agressivas.

Gralha picaça/ plush crested Jay (Cyanocorax chrysops)

Gralha elegante com dieta variada consome por vezes enterrando alguns no solo para consumir posteriormente. Possui amplo repertorio vocal, com 25 tipos de vocalizações diferentes, podendo até arremedar a fala humana como os papagaios.



Família Hirundinidae

Andorinha do rio/ White winged Swallow (Tachycineta albiventer)

Captura insetos em vôos rasantes sobre espelhos d’água, arremetendo a partir de poleiros expostos. Vive usualmente solitária, ou aos pares e mais raramente em grupos.







Andorinha de sobre branco/ White rumped swallow (Tachycineta leucorrhoa)

Voa baixo sobre áreas abertas, pousando no solo com freqüência. Canta de madrugada, circulando no céu antes do amanhecer. Associa-se a bandos migratórios.






Andorinha do campo/ Brown chested Martin (Progne tapera)

Andorinha grande e esbelta de plumagem marrom e branca, sem qualquer pena azul entre a plumagem. Canta de madrugada enquanto voa em círculos.



Andorinha doméstica grande/ Grey breasted Martin (Progne chalybea)

Andorinha grande que congrega-se as centenas entre maio e setembro.





Andorinha pequena de casa/ Blue and White swallow (Pygochelidon cyanoleuca)

Em dias frios, deita com a barriga sobre cerâmica quente aquecida pelo sol. Boceja exibindo a grande boca rosada. Os jovens apresentam plumagem marrom fuligem, tendo a garganta e a barriga na cor branco amarelada, cauda curta e a comissura labial intumescida de cor amarelo pálido. Podem disputar uma pena flutuante no ar por pura diversão, com vários indivíduos participando da brincadeira.

Andorinha serradora/ southern rough winged swallow (Stelgidopteryx ruficollis)

Andorinha de porte gracioso, o macho tem a borda externa das primarias serrilhada.



Família Troglodytidae

Corruíra ou corruíra de casa/ Southern house wren (Troglodytes musculus)

Alegra com seus trinados e gorjeios, são insetívoras e retiram as asas ou os élitros de grandes insetos. Alguns são poligâmicos.



Garrinchão de barriga vermelha/ Buff breasted Wren (Thryothorus leucotis)

Apresenta-se inconspícuo quando forrageia aos casais pela soqueira densa da vegetação. Torna-se mais visível quando toma banhos de poeira na beira de estradas de terra.



Família Donacobidae

Japacanim/ Black capped Donacobius (Donacobius atricapilla)

Bonito pássaro gregário e palustre. Chama a tenção quando em bandos vocaliza distintos “cué cué cué...” ou “qui qui qui...”. os casais fazem um dueto exibindo a região nua alaranjada sob a spenas negras nas laterais do pescoço e abanando a cauda lateralmente. Em vôo, exibe espelhos brancos nas asas e na cauda, são essencialmente insetívoras apesar de comerem todo tipo de invertebrados.





Família polioptilidae

Balança rabo de mascara/ masked Gnatcatcher (Polipotila dumicola)

É um passarinho muito ativo e irrequieto que persegue pequenos insetos nos ramos mais externos das copas de árvores e arbustos, às vezes em bandos mistos de pássaros insetívoros.

2 comentários:

  1. Parabéns...adorei os passaros....

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostaria de utililizar a fotografia da ave - Noivinha branca/ White rumped Monjita, para o livro didático, Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z, para tanto gostaria de vossa autorização e nome do fotógrafo para o devido crédito.
    Atenciosamente,
    Elaine Caniato

    ResponderExcluir