Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

sábado

Aves no Areia. Familias: Falconidae, Rallidae, Cariamidae, Charadriidae, Jacanidae, Columbidae, Psittacidae, e Cuculidae

Familia Falconidae

Carancho ou caracará/ Southern caracará (Caracara plancus)


Comum em áreas abertas ou semi abertas, é oportunista e de hábitos generalistas. Plana em correntes térmicas e caminha sob o solo a passos largos. Durante o acasalamento, o casal emite um forte corcorejar atirando a cabeça para trás como seriemas.






Carrapateiro ou pinhé/ Yellow headed caracará (Mivalgo chimachima)

Ave rapineira vocaliza um uníssono “pinhéee” e pousa no dorso da criação para comer-lhes larvas de berne e carrapatos. Revolve estercos para aproveitas sementes pré digeridas, e vasculha em vôo lento, rios, lagos e ninhos. Paira raramente em correntes térmicas.



Acauã/ laughing falcon

Lembra uma coruja, e é especialista em cobras arborícolas e terrestres, carregando-as em pleno vôo. Caça também morcegos, roedores, lagartos e peixes. Vocaliza muito, mais no crepúsculo e inicio da noite, um som fúnebre. Em dias quentes, permanece por muito tempo no mesmo poleiro.


Quiriquiri/ American Kestrel (Falco sparverius)

Pequeno falcão, perscruta o solo em vôo peneirado, arremete contra suas presas em mergulhos sucessivos. A aprtir de poleiros elevados, captura em vôo insetos e todo tipo de pequenos animais. Quando irritado, sacode a cauda lateralmente, toma banho de pó e plana nos momentos quentes do dia.


Familia Rallidae

Saracura três potes/ Gray necked Wood rail (Aramides cajanea)

Seu nome “três potes” é onomatopéico do som que vocaliza, principalmente ao anoitecer. Escala arvores com facilidade e pode predar ninhos. Segue correições de formigas.





Sanã carijó/ ash throated (Porzana albicollis)

Espécie de áreas alagadas, come sementes e artrópodes.





Saracura sanã/ blackish rail (Pardirallus nigricans)

Ave ralídea aparece em áreas alagadas, alcançando vôos curtos quando assustado. Vocaliza um sonoro “cui-qui” ou “qui-e”.








Família Cariamidae

Seriema/ red legged seriema (Cariama cristata)

Seu canto é tido como o som do cerrado, o qual emite jogando a cabeça para trás. Grande predadora terrestre captura todo tipo de presas até cobras venenosas, bem como grãos e pequenos frutos. Também rouba filhotes e ovos de ninhos. Quando ameaçada, imobiliza-se tirando partido de sua plumagem discreta. Perseguida, corre em ziguezague e voa apenas em ultimo caso.





Família Jacanidae

Jaçanã/ Wattled Jaçanã (Jacana jacana)

Ave pernalta é encontrada em ambientes ricos em água. Com seus dedos e unhas longas, caminha sobre plantas flutuantes atrás de alimento. Defende seu território contra invasores, usando esporões no encontro das asas em lutas acirradas.




Familia Charadriidae

Quero quero/ southern lapwing (Vanellus chilensis)

Conspicua e barulhenta, vocaliza mais durante o dia, reunindo-se em casais ou pequenos grupos. Consome plantas aquáticas, sementes e presas de hábitos aquáticos ou semi-aquáticos. É mais ativo durante o crepúsculo.


Família Columbidae

Rolinha roxa/ Ruddy Ground Dove (Columbine talpacoti)

Pousada, balança a cabeça ritmicamente para cima e para baixo, cantando a sombra de seu poleiro preferido.





Fogo apagou ou rola cascavel/ Scaled Dove (Columbina squammata)

É facilmente reconhecido pela cauda com retrizes externas longas e plumagem clara barrada de preto. Emite um som melodioso onomatopéico que domina a paisagem sonora nos locais onde vive.




Pombão/ Picazuro Pigeon (Patagioenas picazuro)

Com grande porte e cauda curta, procura sementes no solo e plantações, concentra-se aos bandos ao final da tarde. Voa longas distancias a grande altitude, inclusive sob chuva forte.



Pomba galega / Pale vented Pigeon (Patagioenas cayennensis)

Tem plumagem vinácea e se alimenta quase exclusivamente de frutos.









Juriti pupu/ White tipped Dove (Leptotila verreauxi)

Solitário ou aos pares, vive no sub bosque fechado, onde entoa seu canto aflutuado e melodioso “pu-puuu”. Difere de seu congênere pela nuca esverdeada, peito cinza e retrizes de pontas brancas.







Pomba de bando/ Eared Dove (Zenaida auriculata)

Esécie campestre de médio porte, pode apresentar plumagem tingida de tons ferrugíneos. Caracteriza-se pelas marcas pretas duplas na lateral do pescoço, abaixo da face.







Familia Psittacidae

Periquitão maracanã/ White eyed Parakeet (Aratinga leucophthalma

Voa me bandos grandes e dorme coletivamente em locais onde costuma nidificar. Devora frutos e sementes duras de diversas leguminosas. Em vôo, exibe a coberteira inferior das asas em tons vermelho e amarelo, formando duas áreas distintas de coloração.
Tuim/ blue winged Parrotlet (Forpus xanthopterygius)

O macho é facilmente reconhecido pelos tons azulados das costas e das asas. A fêmea exibe costas verdes e não azuladas. Aprecia frutos e sementes duras diversas e voa em grupos grandes.







Papagaio verdadeiro/ Blue fronted Parrot (Amazona aestiva)

É facilmente reconhecido pela fronte azulada, píleo e face amareladas. Alimenta-se de frutos, larvas e ninfas de insetos. Desloca-se me grupos ou aos casais.


Periquito de enocntro amarelo/ Yellow chevroned parakeet (Brotogeris chiriri)

A e´spécie é inconfundível pelo colorido das asas.








Família Cuculidae

Alma de gato/ Squirrel Cuckoo (Piaya cayana)

É notável por sua cauda longa graduada e alvinegra. Solitário ou aos pares, voa de arvore em arvore em busca de lagartas e outros insetos, ou invadem as plantações, protegendo as culturas das “pragas”. Tomam banhos de chuva ou em poças d’água, encharcando-se e daí se secam em banhos demorados de sol. Vocaliza um rico repertorio de sons.





Anu preto/ Smooth billed Ani (Crotophaga ani)

De dieta essencialmente insetívora, ou consome frutos amargos. Corre pelo solo em passadas largas ou salta de galho em galho de forma cômica. Gosta de perseguir outras aves e pássaros na galharia por pura diversão. Toma banho de poeira, de sol, de chuva e em poças d’água. Demonstram grande solidariedade pelos membros do grupo. Vocalizam de poleiros elevados, por vezes em gritarias coletivas.


Anu branco/ Guira Cuckoo (Guira guira)

Forrageia o solo aos bandos, mantendo um sentinela empoleirada no alto. Desenvolve um amplo repertorio de cantos e chamados, emitindo-os de poleiros altos. Captura pererecas, camundongos, e pequenos pássaros.






Papa lagarta Acanelado/ Dark Billed Cuckoo (Coccyzus melacoryphus)

Pousado, balança a cauda ritmicamente para cima e para baixo, cantando em seu poleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário