Há 43 anos, muito antes de serem um empreendimento turístico, a familia Farsoni oferece a tradicional festa de Santo Antonio à comunidade. Antigamente, vizinhos e amigos eram convidados, hoje, todos são convidados a participar do louvor ao santo padroeiro.
Para que todos possam participar, festeja-se no sábado próximo ao dia 13 de junho, o dia do santo.
Seguindo a tradição, após a reza a Santo Antonio de Padua, as pessoas ascendem um vela e caminham em procissão até o lugar onde será erguido o mastro de Santo Antonio, que permanece ali por um ano.
É acesa a fogueira, forma-se a quadrilha para o arraiar festá!
Também, têm diversas brincadeiras típicas e as gostosuras para beber e comer, comemorando-se a fartura da roça.
A diversão segue noite adentro, deixando o gostinho de quero mais. Todo ano aqueles que a conhecem esperam ansiosamente por esta celebração.
SANTO ANTONIO
O religioso portugês nasceu em Lisboa em agosto de 1195, batizado com o nome de Fernando de Bulhões.
Ainda jovem, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, mudou o nome para Antônio, ingressando então na Ordem Franciscana.
Padroeiro dos pobres, dai a tradição do "pão do Santo Antonio", é conhecido como santo casamenteiro e invocado por quem quer encontrar objetos perdidos.
Santo Antonio morreu aos 36 anos de idade, a caminho da cidade de Pádua na Itália.
Na véspera do dia dedicado a ele (13 de junho), pessoas que querem casar, encontrar um amor, ou mesmo conservar os que já têm, fazem simpatias para o santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário