Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

sexta-feira

Educação Ambiental: Projeto Tamanduá

O Projeto Tamanduá é um programa de Educação Ambiental direcionado para grupos escolares.
Ele é desenvolvido nos Estudos do Meio, Ecoturismo e nas atividades recreativas com caráter pedagógico.
Sua programação é baseada em quatro temas (módulos): Água, Fauna, Flora e Ecologia.
Inclui a visita à Nascente Areia que Canta e às corredeiras do Ribeirão Tamanduá, onde é possível tomar um delicioso banho de rio.

ECOTURISMO E ESTUDO DO MEIO

“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. (Marcos Conceituais – MTur)


NASCENTE AREIA QUE CANTA

É uma bela e rara nascente do Aqüífero Guarani. Apresentamos a formação geológica da região. Também, a Mata Ciliar (e sua importância), a integração entre os ambientes: aquático e terrestre, os quais são habitat de diversas espécies.


RIBEIRÃO TAMANDUÁ

A oportunidade de se poder tomar um banho de rio sensibiliza para a conservação e os usos da água.
O ribeirão Tamanduá pertence à bacia hidrográfica, sendo um importante afluente do rio Jacaré Pepira (rio que atravessa a cidade de Brotas, o rio do Rafting e do bóia cross).



TRILHA DO TAMANDUÁ

Em meio a Floresta Paludosa, a trilha acompanha as margens do Ribeirão Tamanduá, o qual é atravessado por tirolesas, num ecossistema de várzea.








BIRDWATCHING

A observação de pássaros em seu habitat é uma atividade que permite conhecer a diversidade, os hábitos e o nicho destes animais. Na fazenda, há placas informando sobre o lugar e as características de algumas das 170 aves encontradas no Areia que Canta, o que baseia algumas de nossas brincadeiras pedagógicas.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

EXIBIÇÃO DE MATERIAL AUDIO VISUAL

No momento após o almoço, nada melhor do que ver um “filme” educativo sobre o módulo trabalhado durante a visita e dai poder conhecer mais enquanto descansa.



FORNO SOLAR

Trabalhando o conceito “tecnologia limpa”, o forno é um instrumento de químico-física.




INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM

Faz-se a leitura da paisagem para compreender a formação geológica do local, o relevo e sua influencia nas características naturais, o uso e ocupação do solo, a importância das curvas de nível e a localização dos ecossistemas.


ORDENHA
Nosso “boas vindas” à fazenda, a experiência de ordenhar e a proximidade com o animal são momentos raros para aqueles que vivem num ambiente urbano.
Também, trabalhamos o conceito “Seres Sencientes”.




TRILHA DA FAZENDA TAMANDUÁ

Antiga fazenda de imigrantes italianos, a Fazenda mantém meios de produção de energia, horta orgânica e pomar, e um Museu que traduz a história do local. Inclusive podendo se deliciar comendo frutas e hortaliças colhidas do pé.



TRILHA DOS SENTIDOS

A Trilha dos Sentidos promove uma experiência diferenciada ao percorrer uma trilha da Mata de Cerrado, explorando a audição, olfato, tato e o cooperativismo.




LAZER

Escorregador do Lago,
Playground de madeira,
Piscinas,
Salão de Jogos,
Quadras Poliesportivas,
Tirolesas,
Trenzinho,
Pescaria (pesque e solte)...

VENHA NOS VISITAR!

Um comentário:

  1. Eu sei que um dia vou para ai pois estou no 6° ano e estudo no koelle o koelle me ensina a agarrar as suas oputunidades e a viver a materia um dia vc vai falar essa frasse 'nada se cria nada se perde tudo se trasfoma' palavras do professor Junior.

    Ana Júlia 6°B

    ResponderExcluir