Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

segunda-feira

Pegada Ecológica


Consciência é um conceito bastante conversado entre os educadores ambientais. Pode-se compreender a palavra consciência como a conjunção de duas palavras: “com” “ciência”, e a ciência permeia o conhecimento e a sabedoria adquiridos ou ensinados.
Diante da consciência ambiental, criou-se o conceito “Pegada Ecológica” para mensurar o efeito da vida do ser humano no planeta Terra, incluindo no calculo: o consumo, a fonte de energia usada, o estilo de vida, e o tratamento dado aos resíduos (biodiversidade, área construída, geração de energia, produtividade biológica marinha e terrestre).
A imagem da pegada é dividida entre os fatores considerados neste cálculo, fluentes no estilo de vida humana, onde há a transformação do espaço natural, o efeito dos sistemas adotados: economia, transporte, saúde, segurança, educação, os elementos tecnológicos empregados, as relações envolvidas e a capacidade de regeneração da Natureza.
Em alguns sites é possível encontrar o questionário para calcular sua pegada: www.pegadaecologica.org.br, por exemplo.
Dentro de uma escala social, alguns países ou continentes apresentam grandes pegadas, sendo necessários mais de um planeta Terra (espaço e Natureza) caso todos no planeta adotem o mesmo estilo de viver. Exemplos de pegadas (quantos planetas são necessários): Brasil – 2,1; EUA – 9,6; África do Sul – 2,3; África – 1,1; Alemanha – 4,5; Europa – 4,8; Índia – 0,8; Ásia Pacifica – 1,3. Há apenas 1 planeta!
Eis algumas dicas que diminuem sua pegada ecológica:
Cuide: do uso da Água: no banheiro, na cozinha, no jardim, se há vazamentos, torneiras pingando, o tempo da torneira aberta correndo água boa sem usar, qual o destino dela depois do uso; do uso de Energia: a origem, o consumo dos eletrodomésticos: geladeira, ferro de passar roupa, maquina de lavar roupa, louça, iluminação, ar condicionado, chuveiro elétrico; do uso dos combustíveis e de outros produtos poluentes, inclusive evitar a adoção de um estilo de vida sedentário.
Verifique a responsabilidade social e ambiental dos produtos que consome, indicadas por selos, certificados, etiquetas, etc. Evite desperdícios, e pratique o consumo consciente: descubra onde, como, porque, para que e o que acontece depois com as coisas produzidas e consumidas. Prefira produtos da região e alimentos orgânicos
Cultive uma área verde; e segundo a ONU, UNESCO e OMS, para se garantir qualidade devida, são necessários 12 m2 de área verde por habitante na Terra.
Seja solidário com os seres, participe de atividades coletivas: esportes, arte, associações, etc.
Com as muitas informações encontradas, é possível ter uma pegada ecológica bacana, sem comprometer a liberdade e a satisfação das futuras gerações, por não esgotar o planeta no presente, respeitando-se o futuro.
"Ninguém cometeu o maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco" (Edmund Burk).