O Areia que Canta localiza-se na Fazenda Tamanduá, uma antiga fazenda de imigrantes italianos em Brotas , onde é possível desfrutar da tranquilidade da vida rural, das delicias da cozinha caseira, do convivio com a Natureza e ainda visitar a Nascente Areia que Canta, um lugar de excepcional beleza cuja formação natural permite produzir um som peculiar, dai o nome "Areia que Canta".
- Fazenda Hotel e Ecoturismo AREIA QUE CANTA
- Brotas, SP, Brazil
- Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!
Entre e fique a vontade!
O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!
sexta-feira
Observando pássaros
O Ecoturismo é uma atividade com o interesse de manter a Natureza como um ambiente conservado, para poder proporcionar o contato do ser humano com o ambiente predominantemente natural, quando é possível ser sensível e vivenciar peculiaridades das características ambientais do local visitado.
Através deste contato, são fundamentadas iniciativas de preservação (manter as características originais sem alterar qualquer condição natural) ou de conservação (há o uso de baixo impacto dos recursos naturais, o que permite que a Natureza recupere suas características originais, integrando, então, as ações humanas ao ecossistema sustentavelmente).
Aqui em Brotas, temos diversas opções de atividades de ecoturismo: vôo, trekking, rafting, cascading/ rappel, bóia cross, arborismo, trilhas para bike, entre tantas outras, como um bom banho de rio no Parque dos Saltos. Neste ultimo sábado, dia 28 de novembro, foi inaugurada mais uma atividade de Ecoturismo: o Birdwatching no Fazenda Hotel Areia que Canta.
O birdwatching consiste na observação de aves nos mais variados ambientes naturais por onde transitam, sendo apreciado em todo mundo. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar o birdwatching, pedindo-se apenas roupas leves e discretas, boné ou chapéu, um calçado confortável, mochila para levar a caderneta de anotações, um Guia de Campo, máquina fotográfica, mini gravador, binóculo, e bom humor.
Há dois métodos de observação: o de espera e o de percurso. Esta atividade de ecoturismo pode ser feita solitariamente ou em grupo.
No método de espera, é necessário o observador ficar parado em um ponto escolhido, mantendo-se escondido de preferência próximo a cursos d’água, árvores frutíferas, esperando a aparição das aves. No método de percurso, o observador percorre uma área (trilha), procura mover-se vagarosamente, em zigue-zague até aparecer uma ave daí para e observa, levantando todas as informações que lhe são interessantes. Em ambos métodos, o silêncio é essencial, principalmente quando se quer ouvir o canto do pássaro, o qual muitas vezes ajuda a localizá-lo!
Esta atividade envolve lazer, pesquisa científica, exploração econômica, conservação e educação ambiental das mais diversas formas, afinal os pássaros são excelentes indicadores de qualidade ambiental e, devido ao seu nicho ecológico (modo de vida de cada espécie no seu habitat), são essenciais para o bom estado do ecossistema: são dispersores de sementes ou mudas, polinizadores, predadores (auxiliam a agricultura ao controlar a população de insetos entre outros animais que ameaçam a plantação), etc.
Em todo mundo, o número de observadores de pássaros vem crescendo bastante, pois as aves sempre exerceram grande fascínio para a humanidade. Admira-se sua capacidade de vôo, são ornamentados por penas e cores, se comunicam cantando e, também, alguns rituais de acasalamento ou sedução são coreografias magníficas de serem observadas.
Para se ter uma idéia, um em cada cinco norte-americanos indica a observação de aves como uma das suas atividades de lazer prediletas e quase 40% viajam para praticar o Birdwatching, costumando gastar cerca de 32 bilhões de dólares com a atividade nos Estados Unidos. A Costa Rica arrecada por ano 1,5 bilhões de dólares com a visitação de seus parques nacionais, e a principal atividade é a observação de aves.
O birdwatching é uma atividade de ecoturismo bastante procurada na Amazônia, Pantanal, Ubatuba (onde oferecem serviço especializado), divulgando suas belezas naturais, atraindo pessoas de diversos pontos do planeta.
Para implantar a atividade Birdwatching aqui em Brotas, no fazenda Hotel Areia que Canta, foi contratada a equipe UIRAPURU, composta por biólogos e pesquisadores da UNICAMP e PUCCAMP, que levantaram, estudaram, catalogaram e registraram mais de 160 espécies de aves de novembro de 2008 a novembro de 2009, cobrindo as quatro estações do ano. São espécies encontradas nos arredores da sede da fazenda, na várzea, na floresta de galeria, na mata do brejo e no cerrado.
Para auxiliar os observadores de pássaros, estruturar o birdwatching e dar informações sobre as espécies encontradas no estudo UIRAPURU, foram postas diversas placas, distribuídas por toda fazenda Tamanduá, indicando o nicho e os pontos onde é mais comum avistar a espécie da ave discriminada na placa.
Alem de ser uma atividade de ecoturismo apreciada em todo mundo, o que atrairá outros turistas para a região, o birdwatching na Fazenda Tamandua colaborará para se conhecer mais as características naturais da região, acompanhar a qualidade ambiental e favorecer projetos de conservação (e preservação) do cerrado e outros ecossistemas integrados ao bioma da região.