Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

sábado

plantas medicinais: cebola, chapéu de couro, cipó mil homens, confrei , copaíba, coronilha, damiana, didal, dente de leão, embaúba, equinácea, erva cidreira, erva de santa maria, erva de são joão, erva mate, espinheira santa, fedegoso, funcho, gerânio, ginkgo, ginseng, goiaba, graviola, guaçatonga, guaco, guaraná, hibisco, hortelã, ipê roxo, laranja, louro

CebolaTem poder de sanar Afecções das vias respiratórias (resfriados, gripes, coriza e tosse), eliminador de uréia e cloretos, diabetes, enxaqueca, asma, infecção urinária (suco).
DOSAGEM
Em um pilão coloque 1 cebola média e 2 colheres de açúcar cristal. Amasse bem. Deixe em repouso por 2 horas. Coe e adicione 1 colher de mel.

Chapéu de couro

Útil no tratamento de doenças renais e das vias urinárias, reumatismos, erupções cutâneas e afecções hepáticas.
Combate perfeitamente toda e qualquer moléstia da pele, retirando a manchas e certas afecções dermatológicas.
Apresenta ação diurética.

Cipó Mil - Homens (Planta brasileira)

Empregada principalmente para a asma, febres, dispepsias, diarréia pesada, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido e eczemas.
Tem bons resultados contra a falta de apetite (anorexia), e contra os males do estômago em geral (dispepsia), prisão de ventre, indigestão e dor de estômago.
Externamente usa-se para caspa e orquite (inflamação dos testículos) na forma de banho.
É usada também no tratamento da falta de menstruação (amenorréia) e nos casos de anemia devido a deficiência de ferro por excesso de sangramento durante a menstruação.
O suco das folhas é anti-helmíntico.
Neutralizam o veneno das cobras, usando-se internamente para este fim o suco das raízes e folhas.

DOSAGEM
Afecções gástricas, afecções hepáticas, afecções renais, afecções do baço, tensão pré-menstrual.
1) Coloque 1 colher (sobremesa) do caule seco em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) , 2 vezes ao dia, de preferência 30 minutos antes das principais refeições.
2) Coloque 2 colheres (sopa) do caule seco em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.
3) Coloque 3 colheres (sopa) do caule seco em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, de preferência 15 minutos antes das principais refeições.

Reumatismo, feridas, úlceras, micoses, sarnas
Coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas picadas em 1 copo de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de algodão, 2 vezes ao dia.

CONTRA-INDICAÇÃO
O seu uso interno, nas doses recomendadas, não tem contra-indicação, mas não devem ser ultrapassadas.
Este cipó chega a ser abortivo e tem efeito enérgico e mesmo perigoso, pois um simples decoto pode produzir "embriaguez aristolochica", com perturbações cerebrais.

Confrei:

Utilizado para favorecer o crescimento de tecidos novos em ulcerações, feridas e cortes, fraturas e afecções ósseas (onde age como indutor da produção calcárea).
Muito utilizada como forrageira, pelo alto teor de proteína e excelente produção de massa verde.
O uso externo sobre feridas pode promover rápida cicatrização externa, sendo que o processo inflamatório pode continuar internamente. A absorção dérmica, das substâncias tóxicas, parece não ser significativa.
Existem referências que tratam da presença de alcalóides cancerígenos no confrei, principalmente em folhas jovens.
DOSAGEM
Cataplasma e banhos locais - várias vezes ao dia .
Emplasto
Esmagar folhas em água morna e colocar diretamente sobre ferimentos (cicatrizantes), lavar e repetir 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços colocar o emplasto dentro de um pano antes de aplicar.

Tintura
1 parte de sumo das folhas em 5 partes de álcool, preparar pomadas e ungüentos.


Copaíba:
O óleo é antiinflamatório e cicatrizante de feridas, principalmente das vias urinárias e pulmonares.
Tem ação contra o bacilo de tétano e contra herpes.

Coronilha (Planta sul americana):

A tintura das cascas é usada como tônico cardíaco.
As cascas e as folhas são usadas como diuréticas e hipotensoras.

Damiana (Planta mexicana):

A damiana é uma planta tônica, estimulante, afrodisíaca, antidiarrêica, diurética, expectorante e adstringente.
Usada caseiramente nas manifestações sifilíticas, úlceras gastrintestinais, leucorréia, diabetes, má-digestão, diarréias, tosses catarrais, neurastenia, bronquites e nas dificuldades sexuais masculinas e femininas, principalmente com componente neurótico ansioso.
Auxilia no tratamento da paralisia.
O extrato alcoólico tem ação depressora sobre o Sistema Nervoso Central.
Combate a albuminúria.
Serve como aroma de licores e como substituto do Chá-da-índia.
Ação tônica e imediata sobre os órgãos gênito - urinários.
DOSAGEM
Uso interno
Uma colher de sopa de folhas desidratadas (4 g) em chá por infusão (um litro de água), três xícaras ao dia. Pode ser administrada a crianças, em sexta, terça ou meia parte, dependendo das idades.

Uso externo
É usada em compressas e duchas.

Leucorréia
Fazem-se aplicações diárias em seringa de borracha de um infuso com seis colheres de sopa das folhas em um litro de água

TOXICIDADE
Pode causar convulsões quando usada em demasia (acima de 100 gr.)

Didal (Planta sul americana):

O uso medicinal do macerado aquoso se suas cascas é indicado no tratamento da úlcera gástrica e gastrite.
Sua utilidade também é registrada para ferimentos, inflamação do útero, transtornos da vesícula biliar, emagrecimento e urticária
Nas indicações de uso oral sugere-se a maceração em água ou vinho, com consumo periódico enquanto persistir o quadro patológico.
Recomenda-se o uso da árvore para o paisagismo em arborização urbana e em áreas de reflorestamento
Já a sua madeira, por ser moderadamente pesada, apresentar superfície lisa ao tato e boa durabilidade, é indicada para construção civil.

Dente de Leão (Planta de zonas temperadas):
Indicada para baixa produção de leite em lactantes, cálculos biliares; cárie dentária, celulite, cirrose, cistite, colecistite (inflamação da vesícula biliar); colesterol, constipações, depurativo para todo o organismo, dermatoses, desordens hepatobiliares, desordens reumáticas, diabetes, diluir gorduras do organismo, distúrbios menstruais; diurético, dermatoses, doenças ósseas, eczemas, edemas; escarros hemópticos, espasmos das vias biliares, esplenite (inflamação do baço); excesso de colesterol, falta de apetite, fígado, fraqueza; gota, hemorróidas, hepatite; hidropisia; hiperacidez do organismo, hipoacidez gástrica, icterícia, impurezas no sangue, insuficiência hepática; litíase biliar, manchas na pele, nevralgia, nefrite, obesidade, obstipação, oligúria, palidez; paludismo, pele, piorréia, prevenção de derrames, prisão de ventre, problema hepáticos, problemas digestivos, radicais livres, renovar e fortalecer o sangue, reumatismo; rugas, sardas, tonificar o sistema sexual, varizes, verrugas, vesícula.
Utilizada também na prevenção da gota, artritismo, cálculos renais, cárie dentária, doenças das gengivas e reumatismo.
DOSAGEM
Para estimular a digestão
As raízes e as folhas novas devem ser servidas em forma de salada.

Depurativa
O suco leitoso, que se espreme das folhas e das raízes, é empregado nas curas depurativas.

Anemias, enfermidades do fígado e bexiga.
Tomar de 2 a 3 colheres (café) diárias, durante três a quatro semanas de acordo com o grau de comprometimento do órgão. Suco: bater no liquidificador 4 folhas, 1 copo d´água e gotas de limão.

Tônico/normalizador da alcalinidade
Prepara-se o suco, obtido tanto das folhas como das raízes e combinado com suco de cenoura e de folhas de nabo, ajudando ainda a combater doenças da coluna vertebral e ossos, torna fortes e firmes os dentes, ajudando a prevenir a piorréia e a cárie dentária.

Desintoxicar o fígado/Depurativo
Deixar macerando durante toda a noite 1 colher (chá) das raízes em i xícara (chá) de água; no dia seguinte, ferver rapidamente; coar; tomar metade meia hora antes do café da manhã e outra metade depois do café da manhã.

Tônico e depurativo
Infusão 10g de folhas por litro de água, 3 xícaras (chá) por dia, sendo preparadas apenas imediatamente para consumo.

Vitiligo
Sumo das folhas, uso externo.

Desintoxicante hepático e depurativo
Deixar macerar por 1 dia 1 colher das (chá) de raízes secas em 1 xícara das (chá) de água. Tomar ½ xícara antes das refeições. 2 a 3 colheres (chá) das raízes secas em 250mL de água. Ferver 10 a 15 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.

Aperiente
1 colher (chá) de raízes secas em ½ copo de vinho tinto seco. Deixar macerar 10 dias. Tomar 1 cálice antes das refeições:
Raiz pulverizada: 1g por dose, 4g por dia. Extrato fluido: 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.

Diurética
2 colheres (sopa) de raízes e folhas picadas, em 1 litro de água. Ferver por 3 minutos, tampar até esfriar. Coar, tomar durante o dia, dividido em várias doses:

Tintura mãe
50 gotas, 3 vezes ao dia.
Observação: tintura mãe significa que a concentração do extrato da planta é de 300g de erva fresca para 250 ml de álcool de cereal e 50 ml de água desmineralizada

Tintura (1:5)
5 a 10ml em 25% etanol, 3 vezes ao dia.
Observação: tintura com diluição 1:5 significa que em uma solução existem apenas 20% de tintura mãe.

USO CULINÁRIO
As folhas tenras e as raízes muito suculentas dão uma salada excelente, de sabor amargo, que exerce sobre todo o organismo uma ação profundamente depurativa, melhorando e regenerando o sangue. Especialmente indicada nas anemias, é recomendada às pessoas de "sangue pobre".
As folhas, preparadas como se prepara o espinafre (ter o cuidado de cortar antes as pontas duras) constituem uma boa verdura, reputada por sua ação emoliente.
Flores: fritas ou em saladas, maioneses e geléias;
Sementes: torradas e moídas, podem ser usadas como "café de chicória".
Rizomas: comidas cruas ou cozidas, cortadas em fatias.
CONTRA-INDICAÇÃO
Em casos de pessoas com sensibilidade gastrintestinal, acidez estomacal, com obstrução no duto biliar; no caso de cálculos renais, usar a planta apenas sob a supervisão de um médico.
O látex da planta fresca pode produzir dermatite de contato. 
Em uso interno, pode causar moléstias gástricas, como hiperacidez.
Para evitar associar o malvavisco ou outra planta mucilaginosa.
O uso de diuréticos em presença de hipertensão ou cardiopatia, só sob prescrição médica.

Embaúba (Planta brasileira):

Indicada para controlar a pressão alta, especialmente para pacientes com hipertensão leve e moderada.
Usada nas afecções do trato respiratório.
Tem ação de aumentar a força contrátil do coração, e por isto seu uso merece cuidados.
É eficaz e eficientemente diurética.

Equinácea (Planta norte americana):

Usada no tratamento ou prevenção de infecções do trato respiratório superior; para uso tópico, atividade bacteriostática e fungistática sobre o Trichomona vaginalis e Candida albicans; sinusite.
Usam-se suas partes aéreas e raízes.

Erva cidreira:
Tem propriedades rejuvenescedoras, com efeito calmante e revitalizante sobre a mente.
É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.
As folhas têm propriedades virostáticas potentes.
O creme de folhas é indicado para  herpes simplex.
Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos
Repele insetos.
DOSAGEM
Recomendam-se doses de 1,5 a 4,5 g da droga vegetal (no caso folhas) seca; infuso ou decocto a 3% e toma-se de 50 a 200 cm3/dia; extrato fluido de 1 a 6 cm3/dia; ou xarope de 50 a 200ml/dia.

Erva cidreira de arbusto:

Age no tratamento de insônia e asma.
DOSAGEM
Infusão
1 colher de sopa de folhas frescas para cada 1/2 litro de água, tomar 4 a 6 xíc. de chá ao dia.


Erva de Santa Maria:

Age no tratamento de angina, infecção pulmonar, contusão, ressaca alcoólica, afecção do fígado
Em doses elevadas pode causar irritação gástrica.
Elimina e repele pulgas e percevejos - colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura.
DOSAGEM
Sumo
Amassar duas folhas em 1 copo e completar com água, tomar 2 a 3 vezes ao dia.

Tintura
20 g de planta fresca em 100 ml de álcool, tomar 20 a 40 gotas no momento do incômodo, ou até 3 vezes ao dia.

Infusão (vermífugo, estomáquico).
1 xícara de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro de água, tomar 1 xícara de chá de 6 em 6 horas

Sumo (peitoral)
2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xícara de chá de leite, uma vez ao dia; crianças maiores de 2 anos devem tomar a metade da dose

Sumo -(vermífugo).
1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos

Cataplasma (contusões).
Colocar 1 xícara de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar

Geléia (vermífugo).
4 bananas nanicas maduras com casca, picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água, em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia, o que ocorre em poucos minutos. Dar 1 colher de chá duas vezes por dia, pura ou passar na bolacha, pão, etc.

CONTRA-INDICAÇÃO
Para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.

Erva de São João:
Melhora a astenia (cansaço), ansiedade, insônia e a libido (desejo sexual).
Ansiolítica suave, também atua sobre a melatonina e como conseqüência melhora o sono do deprimido.
Em ainda efeito antiulcerogênico, anti-viral, anti-bacteriana, cicatrizante.
Seu uso mais comum é como antidepressivo leve.
EFEITO COLATERAL
Pode provocar eritema (manchas vermelhas) em algumas pessoas de pele muito clara expostas aos raios ultravioletas do sol entre 10 e 16 horas.

Erva Mate (Planta sul americana):

Internamente, usa-se em problemas de fraqueza, cansaço, depressão, má digestão.
Também como estimulante e diurética.

Espinheira santa (Planta sul americana):

Internamente, é usada como antiasmática, contraceptiva, em tumores estomacais e contra ressaca alcoólica.
Externamente, como anti-séptica em feridas e úlceras.
Suas folhas recuperam o fígado nas enfermidades causadas pelo alcoolismo.
A mistura com erva mate combate azia e gastralgia.
É usada como anti-séptico, tônico, analgésico, cicatrizante, diurético e contra úlceras gástricas

Fedegoso (Planta do sul brasileiro):

Auxilia na regeneração tissular, estimulando o tecido.
Estimula a secreção biliar, melhorando os problemas hepáticos, popularmente é o laxante.
Suas sementes contêm emodina, componente de ação purgativa.
DOSAGEM
Para consumo utiliza-se chá por decocção, usando-se 1 colher de sopa de raízes ou cascas esfareladas fervendo durante 15 minutos. Das folhas, sob infusão, empregam-se 10g para 1 litro de água.
Hidropisia e problemas hepáticos:
1 gole de 2 em 2 horas.

Antitérmico:
20 g de raízes para 1 litro de água. Tomam-se 2 xícaras do chá, em pequenas doses diárias.

Erisipela:
toma-se 1 gota do suco extraído das folhas tenras diluído em 1 colher de sopa de água, repetindo de meia em meia hora, até o desaparecimento dos sintomas.

CONTRA-INDICAÇÃO
Crianças e gestantes

 Funcho:
Indicada para cólica de criança.
O óleo essencial é utilizado na fabricação de licores e perfumes.
As sementes são utilizadas na confeitaria como aromatizante de pães, bolos e biscoitos.
DOSAGEM
Infusão
1 xícara de cafezinho de frutos secos em 1/2 litro de água. Para gases (carminativo) tomar 1 xíc. de chá a cada 6 horas.

Para estimular a secreção de leite materno (galactogogo)
Ingerir 1 xícara de chá a cada 4 horas.

Como digestivo
Começar a tomar 2 horas antes das refeições 1 xícara de chá a cada meia hora.

Vinho medicinal - (tônico)
Macerar por dez dias, 30 g de sementes em 1 litro de vinho, coar, tomar 1 cálice antes de dormir.

Decocção (cólicas).
Ferver por 5 min. 1 colher de sementes em 100 ml de água, dar à criança no intervalo das mamadas

TOXICOLOGIA:
O uso de mais de 20 g/l dessa erva pode ser convulsivante.

Gengibre:
Combate gases intestinais, vômito, rouquidão, traumatismo, reumatismo, rinite, faringite, laringite, redução do colesterol, alergias respiratórias, diabete, asma, bronquite, amidalite, tosse
Usado como estomáquico (digestivo), carminativo e para náuseas, vômitos (aniemético), artrite, sintomas do aparelho respiratório como rinite, faringite, laringite, tosses, irritações das cordas vocais e alergias respiratórias, na redução do colesterol, para aumentar a imunidade celular e até externamente para estimular a circulação, reduzir dores e rigidez musculares.
Também é usado como anti-séptico e antiinflamatório
É o melhor medicamento para náuseas e vômitos, principalmente pós-operatórios e os causados por viagens (as marítimas, por exemplo).
Tem efeito anti-plaquetário.
Antiinflamatório e antipirético.
Gera energia em nosso corpo.
DOSAGEM
Náuseas de gestantes
um gramo de rizoma em pó por decocção, três vezes ao dia.

estomáquico
Meia a uma colher de chá mais uma colher de chá de mel ou uma colher de chá de pó em uma xícara de leite, duas a três vezes ao dia.

Cefaléia
500 ml de gengibre seco ao dia.

Resfriados
Associar hortelã ou cravo da índia.

Laringite
É costume misturar gengibre ralado, mel e limão ao chá de camomila.

Estimular a circulação local, reduzir dores e rigidez muscular
Uso externo (banho de infusão, chá).
Chá de raiz de gengibre:
1/4 a uma xícara várias vezes ao dia ou cinco a vinte e cinco drops de tintura em água, sempre que preciso.

Digestivo
0,30g de raiz em pó, adicionada a 0,30g de bicarbonato de sódio, toma-se meia hora antes do almoço.

Reumatismo, artrite, entorses, dores musculares
Coloque em um pilão duas colheres de sopa de rizoma picado, amasse bem e adicione uma xícara de chá de álcool de cereais a 90%. Deixe macerar por cinco dias, coe e guarde em frasco escuro. Tome uma colher de café, diluído em um pouco de água, duas vezes ao dia.

Asma, bronquite, amidalite, rouquidão, tosse
1) Coloque em uma xícara, uma colher de sopa de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por dez minutos, coe e acrescente duas xícaras de café de açúcar mascavo e o suco de um limão. Misture bem até dissolver o açúcar. Tome uma colher de sopa, três vezes ao dia. Crianças, uma colher de sobremesa, também três vezes ao dia.
2) Derreta um pouco de açúcar mascavo juntamente com gengibre e canela. Coloque duas xícaras (chá) de água e deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Então coloque três folhas picadas de guaco, tape o vasilhame e ferva mais três minutos. Acrescente um punhado de poejo e manjericão picados e desligue o fogo, tampando o vaso em seguida. Após descanso de cinco minutos, coe e beba uma colher de sobremesa três vezes ao dia.

Cólicas, gases
Colocar uma colher (sobremesa) de rizoma fatiado em uma chávena (xícara de chá) e adicionar água fervente. Abafar por cinco minutos e coar. Tomar uma xícara de chá nas principais refeições.

USO CULINÁRIO
CORDEIRO COM GENGIBRE
3 quilos de cordeiro sem ossos
2 colheres (chá) de sal
50 g de pimenta síria (ou do reino)
100g de gengibre fresco ralado
300ml de azeite
500g de damasco seco
500g de arroz branco.

FRANGO COM GENGIBRE (FRANGO AGRIDOCE PARA DUAS PESSOAS)
2 sobre - coxas
1 colher (chá) de gengibre seco ralado
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de mel com um pouco de casca de laranja
2 colheres de sopa de vinagre, salgados a gosto


Gerânio aromático (Planta sul africana):

Utilizam-se as partes aéreas externamente como adstringentes.

Ginkgo:

Estimulante da função sanguínea, utilizada no tratamento de micro-varizes e úlceras varicosas; cansaço nas pernas, artrite nos membros inferiores e isquemia cerebral.
É empregado também nos casos de vertigens, perda de memória, dificuldade de concentração e tratamento profilático do envelhecimento celular.

Ginseng brasileiro:

Excelente fonte de hormônios.
Estimulante físico e psiquicamente, inclusive sexual, apoiadora em caso de injúria (estresse), cefaléia de origem digestiva, além de ser útil em caso de depressão leve e antifadigosa.
Cicatrizante, antitóxica e analgésica e potencializadora da ação da insulina, fortalece o coração, melhorando a circulação.
Ativa a formação de glóbulos sangüíneos, brancos e/ou vermelhos, sendo útil para aumentar a defesa orgânica e ajudar na cura de anemia por falta de ferro, se isto for causado por pouca celularidade.
Restaura também o formato das células sangüíneas e ajuda muito na anemia falciforme.
Indicada também como miorrelaxante.
DOSAGEM
Antifadiga
Colocar uma colher de sobremesa de raiz fatiada (ou uma de pó) em uma chávena e adicionar água fervente. Abafar por dez minutos, esperar esfriar um pouco e coar. Tomar uma chávena em jejum pela manhã e outra à noite.

Antifadiga e antianêmica
Colocar três colheres de sopa de raiz fatiada ou duas colheres de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando o vaso de vez em quando e coe. Tomar um cálice de duas a três ao dia, antes das principais refeições.

Tônico
Em uma chávena, colocar uma colher de sobremesa de pó de fáffia e uma de pó de guaraná, adicionando-se água fervente. Abafado, por dez minutos, amorne-se e cope-se. Tome-se uma chávena após o desjejum e outra à tarde.

Cefaléia, estresse
Raiz fatiada (duas colheres de sopa) ou uma de pó, dever ser colocada em uma chávena de álcool de cereais a 60 %. Deixando-se tudo em maceração por dez dias, coe em pano, espremendo bem o conteúdo. Tome de dez a quinze gotas ou uma colher de chá em pouco de água, duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a noite).


Goiaba vermelha:

Anti-séptico bucal e intestinal, inibe microorganismos como Salmonela, Serrata e Staphylococcus.
Para diarréias (principalmente de origem bacteriana) e inflamações da boca e garganta.
Usar apenas folhas novas, brotos ou "olhos"(até a 6ª folha tenra, a partir do ápice) pois as folhas velhas não têm atividade anti-séptica.
DOSAGEM
Infusão (para diarréias).
São utilizados 4 brotos para uma xícara de água fervente, tomar 1 xícara a cada 2 a 4 horas, ou de hora em hora nos casos mais severos

Este chá pode ser utilizado para preparar o soro caseiro, basta adicionar sal e açúcar nas quantidades recomendadas, que deve ser fornecido para crianças com diarréia (antidiarrêica e reidratante).
Em gargarejos e bochechos, a infusão atua nas inflamações da boca e garganta.

Graviola:

Planta usada contra disenteria e como antiinflamatória, anti-reumática, antitussígena e anti-espasmódica.
O fruto pode ser usado também na disenteria e nas aftas, inclusive como suco.
Externo há quem use em cataplasma para reumatismo. Usa-se em leme franco
É rica em vitamina C.
Também serve para aftas, cólicas intestinais, abscessos e edema de origem reumática.
É adstringente e, portanto, útil para diarréia, disenteria, tosses, e bronquites.
DOSAGEM
Desinteira:
10 gramas de folhas frescas para cada 500 ml de água em infusão. Beber 3 chávenas ao dia.

Para bronquites
Chá dos brotos das flores.


Guaçatonga (Planta americana):
Diurética e diaforética.
Externamente é vulneraria, com utilização em estados febris.
Usa-se também como antiofídica e o fruto é utilizado contra o envenenamento do gado.
Suas folhas e raízes são usadas como depurativo, anestesiante e úlceras.
Para febres perniciosas e inflamatórias são utilizadas as cascas.
O suco e o decoto das folhas têm as mesmas propriedades da casca e ainda antidiarrêica e combate a herpes.
As folhas cozidas são usadas para lavar feridas e lesões provocadas por picadas de cobras.
Se misturar as folhas com álcool, é colocado sobre hematomas.
Há o uso das folhas e raízes contra a sífilis.
É também utilizada externamente em queimaduras, ferimentos, erupções cutâneas, eczema e vitiligo.

Guaco:

Indicada em estados gripais, febres, catarro bronquial e anti-séptico das vias respiratórias. Tem efeito bronco dilatador.
É um anti-séptico das vias respiratórias, expectorante, antiasmático, febrífugo, sudorífero, anti-reumático e cicatrizante.
É utilizada contra picada de cobras e insetos.
DOSAGEM
Gripe
1 xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) de folha fresca picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia.

Infusão (reumatismo e problemas das vias respiratórias)
2 xícaras de cafezinho de folhas frescas em 1/2 litro de água 1 xícara de chá 4 vezes ao dia.

Xarope (crises de tosse).
Fazer a decocção com 15-20 folhas de guaco em 100 ml de água, adicionar folhas de poejo ou assa-peixe e gengibre ralado (1 colher de chá), cobrir e deixar esfriar, juntar 150 a 200 g de açúcar ou rapadura e dissolver. Tomar 1 a 2 colheres de sopa 2 a 3 vezes ao dia, para crianças fornecer a metade da dose

TOXICOLOGIA:
Pode causar vômitos e diarréia quando usado em excesso.

Guaraná (Planta amazônica):

O Guaraná é empregado como potente fator energético. Confere ao organismo ação vitalizante de bem estar.
O seu uso diário é um preceito de complemento e higiene alimentar, estimula as funções cerebrais, aumentando a capacidade intelectual.
É ainda como tônico estomacal, despertando o apetite, prevenindo e curando perturbações gastro-intestinais, como dispepsias, flatulências, diarréias, gases e prisão de ventre.
Com seu uso diário a defesa orgânica se exalta e age contra os elementos causadores dos distúrbios fisiológicos.
Faz restabelecer também as funções sexuais, chegando a ser considerado afrodisíaco.
DOSAGEM
Usa-se de preferência antes do desjejum ou antes de iniciar qualquer esforço físico ou mental.
Uma colher de chá em meio copo de água.
Deve-se misturar bem o guaraná com açúcar antes de adicionar a água.
Uma a duas cápsulas duas vezes ao dia.


 Hibiscos (Planta africana):
Usam-se os cálices secos.
É útil em constipações e irritações de vias respiratórias.
Os flavonóides lhe dão propriedade intestinal, colerética, hipotensora e diurética.
Também abaixa a taxa de lipídeos totais no sangue.
As antocianinas têm efeito vasodilatador.
Usada como diurético, colerético, laxante, anti-espasmódico, adstringente e expectorante.
DOSAGEM
Digestivo estomacal, refrescante intestinal, diurético,protetor da mucosa (bucal,bronquial e pulmonar)
Em uma xícara (chá) coloque 1 colher (sopa) de flores (cálices) picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) de 1 a 3 vezes ao dia. Podem ser acrescentadas algumas gotas de limão.

Fluidificante do suco biliar, digestivo estomacal, refrescante intestinal
Coloque 3 colheres (sopa) de folhas (cálices) picadas em meio litro de vinho branco seco. Deixe em maceração por 8 dias, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.

Protetor da mucosa (estomacal e intestinal)
Coloque 1 colher (chá) de flores (cálices) picadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia.

USO CULINÁRIO
GELÉIA DE FLORES
Em um pilão, coloque 5 colheres (sopa) de flores (cálices) frescas e amasse bem até adquirir uma consistência pastosa. Em seguida adicione 3 colheres (sopa) de açúcar cristal.
Leve ao fogo brando e deixe em fervura, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar no fundo da panela. Quando adquirir o ponto de geléia, desligue o fogo e ainda quente, acondicione em vidros até a boca e tampe. Espere esfriar e armazene em geladeira. Utilize como geléia no desjejum.


Hortelã de folha miúda

Indicada para os casos de Fadiga geral, atonia digestiva, gastralgia, cólicas, flatulência, vômitos durante a gravidez, intoxicação de origem gastrintestinal, afecções hepáticas, palpitações, enxaqueca, tremores, asma, bronquite crônica, sinusite, dores dentárias (bochechos), além de nevralgias faciais provocadas pelo frio.
DOSAGEM
Erva seca:
2 a 4g três vezes ao dia.

Infuso:
1 colher de sobremesa de folhas por xícara. Tomar 3 xícaras ao dia, após ou entre as refeições.

Essência:
Dose média 0,05 a 0,030g/dia (45 gotas).

Xarope:
20 A 100g/dia.

CONTRA-INDICAÇÃO
É contra-indicado o uso da essência para lactentes.
Pessoas que possuem cálculos biliares só devem empregar a planta com aconselhamento médico.
EFEITO COLATERAL
O mentol em crianças de pouca idade e lactentes pode levar à dispnéia e asfixia.
A essência irrita a mucosa ocular (conjuntiva).
Em pessoas sensíveis pode provocar insônia

Ipê roxo (Planta americana):

Tem propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes, analgésicas, sedativas e tônica, e dada a sua potente ação antimicrobiana.
É indicado nos casos de úlceras varicosas, feridas de qualquer origem, varizes e hemorróidas, reumatismo, artrite, doenças da pele, eczema, gastrites, inflamação intestinal, inflamação do aparelho genital feminino, cistite, bronquite e anemia.
Favorece ainda a circulação e age também em várias formas de diabetes, especialmente a diabetes dos jovens
DOSAGEM
Chá:
1 colher da casca rasurada, em 1 litro de água. Ferver. Tomar como água, ao dia.

Extrato
1 colher das de chá, em um copo d´água, 4 vezes ao dia, podendo ainda ser tomado de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas ou de 1 em 1 hora.

Feridas ou úlceras varicosas
A pomada deve ser usada 2 vezes ao dia, administrando-se também o extrato ou tintura.


Laranja azeda (Planta asiática):

Empregam-se as flores, folhas, frutos, sucos e casca como aperiente, antiespasmódico, carminativo, diurético, colagogo, sedante, vermífugo e tônico.
O óleo em vaselina é empregado como preventivo contra as picadas de sanguessugas.
A infusão de folhas e flores (5%) indica-se como sedante, antidispéptico, orexígeno e em frições (atrito) como antipirético.
A decocção do fruto se emprega como antihemorrágico em lesões da mucosa digestiva.
O suco se recomenda como antidiarreico, antidisentérico e antitérmico.
A essência de neroli se emprega internamente em casos de palpitações, diarréias e como indutor do sonho.
A essência de petit grain é empregada em casos de angústia e quadros depressivos.
A água das flores (azahar) e a casca da laranja amarga se empregam como corretor organoléptico, em especial sobre substâncias salinas e amargo-salinas.

Louro (Planta européia):

Estimula o fluxo urinário e alivia a dor reumática e até as dores em geral.
É usado em contusões, onde aumenta a circulação sangüínea e em bronquites; tira manchas e cicatrizes da pele.
Regulariza o fluxo menstrual, é tônico do sistema reprodutor e agiliza o parto.

Extrato de folhas de louro aumenta em até 3 vezes a ação da insulina.
Pode ajudar a diminuir as vertigens, por abrandar infecções otológicas.
Tonifica o couro cabeludo e o cabelo, estimulando o crescimento deste e eliminando caspa.
Consumido na culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário