Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

quarta-feira

Projeto Tamanduá: estudo do meio e educação ambiental

O conceito "Ecoturismo" tem íntrinsico príncipios de educação ambiental, promovendo a percepção do ser humano para o ambiente e a importancia do respeito e da cidadania tanto socialmente quanto em relação a Natureza para que a atividade se justifique como "eco".

Em relação a estudos do meio, é possível trabalhar conteúdos relacionados à natureza e sua importância para a humanidade, o Estudo do Meio é um instrumento metodológico para trabalhar na construção dos conceitos referentes à compreensão da natureza e da ciência, tais como Biologia, Geografia, História, Física, Sociologia. É interessante pois o aluno não é um sujeito passivo no ensino, limitando-se a adquirir conhecimentos teóricos sem sequer compreendê-los no todo e o trabalho de campo atua como um fio condutor na construção de conhecimentos, integrando saberes propiciados pelas disciplinas escolares para a compreensão/leitura de um mesmo tema, subsidiando na construção do conhecimento.  (Míriam Aparecida Bueno - UFG - Goiânia - Brasil)

A opção: Fazenda Tamanduá concilia ecoturismo com Estudo do Meio, podendo oferecer aos alunos:

- Forno solar: construído a partir de folha de aluminio, caixa de papelão, jornal, lata com tampa, tinta preta para veículos, capa transparente de plástico, é possivel trabalhar conceitos como ENERGIA, TERMODINAMICA, SUSTENTABILIDADE e ainda APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS.

- Espiral de Ervas e Horta Orgânica: além da relação das plantas com o sol, a distribuição delas no habitat, a criançada poderá conhecer os "pés" de diversos alimentos que fazem parte do dia a dia.

- Museu e Roda d'água: em homenagem aos ancestrais, a Fazenda resguarda instrumentos, móveis,  construções, entre outras coisas que contam a sua história e a importância da imigração italiana para a ocupação do interior paulista.

- Pomar: mata a fome e é muito legal colher fruta no pé

- Diferentes ecossistemas e usos e ocupação do solo: permitem vivenciar os fatores que influenciam a distribuição dos ecossistemas, como o ser humano se adapta para desenvolver as atividades econômicas e uma leitura da paisagem.

- A Nascente: rara e de excepcional beleza, a água brotando materializa o movimento da água no subsolo. Também, há um painel informativo contando sobre a formação geológica da região e daí a presença da Nascente cuja areia canta.

- A Fazenda e seus animais: o convivio com a realidade rural é algo distinto do cotidiano de muitas crianças e a interação com animais domesticados é extremamente rico e novidade.


- Nadar no ribeirão Tamanduá: integrado à Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré Pepira é um dos raros cursos de água no estado de São Paulo que apresenta condições adequadas para banho, uma brincadeira saudável que remete aos velhos tempos ou a um dos privilégios de viver em um ambiente rural. O ribeirão oferece diversos trechos com características distintas e daí o educador pode selecionar qual é o mais adequado ao perfil do grupo de alunos.

rio acima
trecho intermediário
Ainda há a prainha, trecho por onde se chega no ribeirão cuja visão panoramica é visualizada Ribeirão Tamanduá em 3D

Educadores, venha passar um dia conosco e conhecer o Projeto Tamanduá e toda Fazenda Tamanduá com seus encantos e daí oferecer uma viagem incrível para seus alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário