Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

terça-feira

ECOTURISMO E EDUÇÃO AMBIENTAL

O ECOTURISMO E SEU PAPAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


"A sensibilização em relação à vida é o fruto mais precioso da Educação. Se quisermos cultivar uma atitude de reverência para com a vida, em primeiro lugar precisamos desenvolver a percepção, que, por sua vez, pode se transformar em amor e empatia."
JOSEPH CORNELL


A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros. (UNESCO, 1987).


ECOTURISMO
O ecoturismo representa uma nova tendência turística e se caracteriza por ser um turismo menos convencional e que permite contato com as belezas naturais, seja para admirar ou para desenvolver atividades dessa natureza. 


Conceito
"Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas." (Ibama)


Objetivos
Segundo “As Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo 1994” elaboradas pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal os objetivos do ecoturismo são :
- Aumentar a receita gerada nas diversas áreas conservadas, possibilitando-lhes recursos para a manutenção destas e das comunidades locais;
- Fomentar à visita ordenada;
- Preservar os recursos naturais florísticos, faunísticos e as paisagens cênicas locais;


Fonte: Ministério do Turismo - ESTUDO SOBRE O TURISMO PRATICADO EM AMBIENTES NATURAIS CONSERVADOS


A educação ambiental pode ser formal e não formal. A educação ambiental não formal pode ser implementada por diversos meios, dentre eles o ecoturismo. Este funciona não apenas como elemento formador da conscientização ambiental desejada, mas permite ao ecoturista um momento único: o desfrute do direito constitucional e social do lazer. É esta junção de fatores que torna o ecoturismo um segmento tão relevante em nossos dias.
É importante salientar o papel do ecoturismo, não apenas como fonte de renda para as comunidades receptoras, mas como elemento ativo na formação de uma consciência ecológica no ecoturista. Há apenas que se cuidar para evitar que as comunidades anfitriãs percam sua identidade cultural. A preservação da identidade cultural, permite a permanência dos habitantes em seu meio, com ganho econômico e manutenção de costumes.
Para que esta alternativa seja viável é necessário o cuidado na interrelação da comunidade anfitriã com o ecoturista, bem como o fomento da capacitação profissional daqueles que pretendem atuar no sistema do ecoturismo.
Outro ponto de destaque é a utilização sustentável dos bens ambientais onde se dá a prática da atividade ecoturística. A utilização dos bens ambientais no ecoturismo deve se pautar fundamentalmente nos princípios constitucionais de proteção e defesa ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à sadia qualidade de vida, pois, estes direitos integram a categoria de direitos fundamentais do homem.
Neste sentido, é importante salientar que apenas com a educação ambiental e os estímulos oferecidos ao homem, como no caso do ecoturismo, é que poderemos garantir a esta e a futuras gerações o direito e a possibilidade de usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, relembrando sempre, que o homem integra este ecossistema, e que a Terra é nosso único lugar no espaço.
O direito à vida só pode ser garantido se houver um meio ambiente propício à mesma. Assim, a defesa do meio ambiente e dos direitos difusos e coletivos se confunde com a defesa da própria vida e não pode mais ser relegada a um segundo momento ou plano, quer nas discussões políticas ou acadêmicas. A hora da diferença é o agora e o momento do planejamento é´o hoje. Sem isto não há futuro.

ESTELA FARSONI