Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

domingo

estudo do meio, educação ambiental e ecoturismo

voltaram as aulas, e todo conteúdo pedagógico para que crianças e jovens compreendam o conhecimento humano que fundamenta a forma como o ser humano vive no planeta, o desenvolvimento da tecnologia, o espaço geográfico e os fenomenos que influenciam a vida natural.muitas vezes, a explicação para todos os fenomenos é demais abstrata, não visível a olho nu, muitas vezes nem com o microscópio luminoso e daí a tecnologia é um importante instrumento para a produção do conhecimento.
um recurso pedagógico bastante usado pelas escolas e pelos professores para que os alunos visualizem alguns destes fenomenos, algumas características do meio natural e ainda sobre fatos e vestígios históricos é sair a campo, levando-os a lugares onde há a oportunidade de se conhecer aquilo que é presente no cotidiano da sociedade e o que herdamos de gerações passadas.
esta saída a campo recebe o nome: ESTUDO DO MEIO
entretanto, jovens e crianças gostam de brincar (mesmo que os adolescente e os pré adolescentes não assumam que ainda tem muito gosto pela diversão descompromissada, prazer este que devemos levar até o dia que vamos embora desta vida); e o Estudo do Meio deve ter caráter lúdico para que seja aproveitado de maneira gostosa e enriquecedora...
entre muitos destinos turísticos com potencial para o estudo do meio, Brotas é um destino especial que oferece diferentes objetos de estudo:

- a nascente rara: AREIA QUE CANTA, que inclusive apresenta um painel com informações geológicas que podem servir de base para muita explicação sobre a formação do planeta.



- horta orgânica e pomar pra todo mundo matar a fome  ter a oportunidade de comer no "pé"
a hora e o pomar da Fazenda Tamanduá fornecem muitos alimentos aproveitados pelo restaurante Areia que Canta
- museu contando a história da influência da imigração italiana
museu da Fazenda Tamanduá
- diferentes ecossistemas: cerrado, várzea, floresta paludosa, diversas culturas agrícolas, matas ciliares
uso e ocupação do solo na região da Fazenda Tamanduá
- rica biodiversidade
diversas espécies arbóreas no Areia que Canta são identificadas
a diversidade da avifauna na Fazenda Tamanduá justifica a atividade de birdwatching UIRAPURU
- cuesta basaltica e morros testemunhos

- instrumentos fundamentados na geração de energia limpa

- empresas que transformam o recurso natural: leite e cana, em produtos bastante usados no nosso cotidiano: leite de caixinha, iogurte, queijos, açúcar, álcool, etc.

- acomodações confortáveis e com uma grande diversidade de equipamentos de lazer

- os monitores do Areia que Canta ainda são capacitados em Educação Ambiental para melhor servir em atividades de Ecoturismo. Parte da capacitação pode ser assistida pelo youtube:


Traga seus alunos para Brotas, para  a Fazenda Tamanduá e ter muita coisa boa didática e lúdica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário