Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

quinta-feira

A região da Serra do Itaqueri

Neste último dia 15 de dezembro ocorreu no Grande Hotel SENAC em Águas de São Pedro, um evento para exaltar os potenciais turisticos encontrado na região da Serra do Itaqueri.

Imagem: Cartaz do Evento com toda programação

Não apenas no ambito empresarial, o evento ressaltou a diversidade de atrativos e oportunidades para aqueles que visitam esta região.
Itaqueri é um pequeno vilarejo do município de Itirapina a 18 km da cidade, aproximadamente entre as cidades de São Carlos, Rio Claro, Analândia e São Pedro. Há muita coisa interessante. Por exemplo:
- suas matas ciliares que protegem os corpos de água.
- a cachoeira de Itaqueri, com cerca de 15 metros de altura, é muito utilizada para a prática do cascading, e ao lado desta, uma falésia de arenito é utilizada para escalada esportiva.
- a casa em que Ulysses Guimarães nasceu, localizada em frente à Capela (Ulysses viveu no vilarejo até os 11 anos de idade e sua mãe está enterrada no cemitério da vila)
- a capela de Nossa Senhora da Conceição tem azulejo português
- a caverna localizada atrás de uma cachoeira de difícil acesso
- a lenda do coqueiro que teria nascido de um menino que morreu engasgado com um coquinho

A Serra de Itaqueri corresponde a uma região de cuesta e o planalto adjacente que fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental) de Corumbatai.
Imagem: APA de Corumbatai

Imagem: Caracteristicas da formação geológica da região da Serra de Itaqueri





Imagem: relevo da região da Serra de Itaqueri

Imagem: Mapa dos fragmentos florestais no município de Brotas e a localização do Areia que Canta

Com estas caracteristicas, a região oferece uma diversidade de atividades que incluem a área rural e a área urbana, proporcionando Ecoturismo, Turismo Historico, Turismo Rural, Turismo de Saude, Turismo Empresarial, Turismo de Aventura, Tursimo Científico, etc.

Há na região: vilarejos e construções históricas, belas paisagens, trilhas (motocross, jipe, bike), cachoeiras, paredões para escalada, remanescentes florestais, fauna silvestre, rios nadáveis, festas e folguedos tradicionais, hospitalidade, culinária típica (experimente o delicioso Doce de Jaracatiá), encontros e festivais de viola, agencias receptivas, águas medicinais, nascentes cuja areia canta, belos nascer e por do sol, hotéis e pousadas ...

O potencial é tanto, que há criado o Circuito Chapada Guarani (Itirapina, Brotas, Analândia, Represa do Broa, São Carlos, e ainda São Pedro), presente entre os circuitos turisticos do estado de São Paulo (mapa rodoviario: Circuito Chapa Guarani).

E quando visita-se uma região, é necessário encontrar estrutura para se alimentar, dormir, higiene pessoal, segurança e tudo mais para se sentir-se bem, e daí poder explorar a região. E NADA MELHOR DO QUE UM FAZENDA HOTEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário