INFORMAÇÕES AMBIENTAIS
“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”. (A CARTA DA TERRA*, 1992)
* Documento firmado pelos 170 países presentes na Convenção sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento/ ONU, na cidade do Rio de Janeiro em 1992, conhecida como ECO 92 ou Rio 92.
O QUE É SER SUSTENTÁVEL?
O conceito “sustentável” usado para propor uma nova maneira do ser humano viver no Planeta Terra surgiu em 1987 em um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento a qual pertence a ONU (Organização das Nações Unidas). Este relatório recebeu o nome de Relatório Brundtland e foi o resultado de um diagnostico feito por membros da Comissão que percorreram o planeta entre 1983 e 1987 para verificar as condições de vida e daí propor soluções para os problemas que encontraram.
Ser sustentável, tanto o turismo quanto o desenvolvimento, é ter condições para sua continuidade nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, configurando um modo de agir de tal forma que atenda suas necessidades, preserve a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
Com isso, qualquer empreendimento deve atender 04 requisitos básicos, sendo:
• ecologicamente correto;
• economicamente viável;
• socialmente justo; e
• culturalmente aceito.
TURISMO SUSTENTÁVEL E ECOTURISMO
Para avaliar o efeito que o ser humano causa no planeta, criou-se o conceito PEGADA ECOLÓGICA: a expressão “Pegada Ecológica” é uma tradução do Inglês “ecological footprint” e refere-se à quantidade de recursos que seria necessária para sustentar o modo de vida (consumo de água, energia elétrica, alimentos, transporte e o destino do descarte para daí desenvolver o Consumo Consciente).
O QUE SE CONSIDERA NA PEGADA ECOLÓGICA: Água, Energia Elétrica, Alimentação, Transporte, Consumo e Descarte.
Quanto espaço é necessário para manter seu estilo de vida?
Quanto de área de produção agrícola, pecuária? (Bioproductive Land)
Quanto de área de bioprodutividade marinha? (Bioproductive Sea)
Quanto de área para a geração de energia? (Energy Land)
Quanto de área construída? (Built Land)
Quanto de área natural é comprometida? (Biodiversity)
SER CONSCIENTE NO CONSUMO
COMPORTAMENTOS DE EFICIÊNCIA
Gera o melhor uso ou evita o desperdício de produtos e de serviços.
COMPORTAMENTO DE REFLEXÃO
Sua adoção está associada à reflexão do consumismo sobre suas práticas pessoais de consumo, mas não geram desperdício por si mesmo um melhor uso dos recursos ou a redução de desperdícios.
COMPORTAMENTO DE SOLIDARIEDADE
Sua adoção não gera benefícios diretos a quem os pratica, mas tem efeito positivo para a coletividade ou para as futuras gerações.
COMPROMETIMENTO:
Reconhece a relação com a coletividade e próximas gerações, aplica seus valores em ações cotidianas, percebe e usa seu poder de Consumidor Cidadão
Os 5 R´s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Respeitar
REDUZIR: realmente precisamos ter tantas coisas? Por quanto tempo nos sentimos plenos e satisfeitos quando priorizamos as coisas materiais?
REUTILIZAR: qual o valor que damos ao que temos? Estamos sendo inteligentes quando escolhemos o que consumimos? O quanto usamos o potencial criativo de nossa mente?
RECICLAR: economizamos recursos, energia e vida? O quanto conhecemos as propriedades das coisas?
REPENSAR: avaliamos os processos de produção e os fatores éticos das empresas que produzem o que consumimos? Quais são os nossos critérios de escolha e decisão?
RESPEITAR: Semeamos coerentemente àquilo que queremos colher? Quais as virtudes fluentes em nossas práticas?
Consumo de Água (recurso não renovável)
Por exemplo: dados de consumo em Santa Catarina
SEPARANDO O LIXO
Considerando-se que há recursos renováveis (a Natureza recompõe) e recursos renováveis, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar as coisas diminui o impacto negativo que o ser humano gera no planeta, e daí torna-se mais fácil criar um planeta saudável!
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