segunda-feira

As árvores no Areia que Canta (quarta parte)

CEDRO ROSA (Cedrela fissilis)

Outros nomes populares: cedro, cedro vermelho, cedro branco, cedro batata, cedro amarelo, cedro cetim, cedro da várzea
Características:
Quando adulta, tem cerca de 20 a 35 metros de altura, com o tronco de 60 a 90 cm de diametro. É comum ser usada em projetos paisagisticos e em reflorestamento de áreas degradadas de APP's.
Encontrada desde o RS até MG, em vales e planícies aluviais com solos úmidos e profundos. Desenvolve-se no interior de florestas primárias, podendo também ser encontrada como espécie pioneira na vegetação secundária.

COPAIBA (Copaifera langsdorffi)

Outros nomes populares: óleo de copaiba, copaiba vermelha, bálsamo, oleiro, copaiba de varzea, copabeira de minas, capuba
Características:
Com 10 a 15 metros de altura e 50 a 80 cm de diametro de tronco, forma uma copa globosa e densa que faz uma deliciosa sombra.
Existem varias especies de copaiba dependendo da ocorrencia, todas muito parecidas, que podem ser encontradas em MG, GO, MS, SP, e PR onde se encontram formações de transição de cerrado, tanto na mata primária quanto em secundária.
Fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapeutico.


DEDALEIRO (Lafoensia pacari)

Outros nomes populares: pacari, pacari do mato, pacuri, louro da serra, dedaleira amarela, mangava brava, candeia de caju, copinho, dedal, mangabeira brava, pau de bicho.
Caracteristicas:
Chega a ter de 10 a 18 metros de altura, tronco com 30 a 60 cm de diametro, e ainda é ornamental e empregada em projetos de paisagismo.
Típica de florestas de altitude e do cerrado, principalmente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões. É encontrada em MG, SP, MS PR e SC.


EMBAUBA (Cecropia pachystachya)

Outros nomes populares: embauva, imbauba, umbauba, umbaubeira, umbauba do brejo, ambaiba, arvore da preguiça, caixeta do campo
Caracteristicas:
Com 4 a 7 metros de altura, e troncos de 15 a 25 cm de diametro, aparece em varias formações florestais.
As folhas são muito apreciadas pelo bicho preguiça e os frutos são avidamente procurados por muitas espécies de pássaros.
É típica de áreas com solos úmidos de beiras de matas e suas clareiras, preferindo matas secundárias e capoeiras novas situadas junto a vertentes ou curso d'água e em terrenos baixos com lençol freático superficial. Pode ser encontrada no CE, BA, MG, GO, MS até SC.

EMBIRA DE SAPO (Lonchocarpus muehlbergimus)

Outros nomes populares: guaianã, feijão cru, rabo de bugiu, rabo de macaco, rabo mole, rabo de mico
Caracteristicas:
Adulta tem 15-25 metros de altura, tronco com 40 a 50 cm de diametro, sendo bastante ornamental, principalmente quando floresce a partir de meados de outubro até janeiro.
É considerada indicadora de terra boa pois prefere solos profundos ferteis e úmidos.
É encontrada em MG, MS até o RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário