Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

terça-feira

As árvores no Areia que Canta (primeira parte)

AÇOITA CAVALO (Luehea candicans)

Outro nome popular: mutamba preta.
Caracteristicas:
Atinge a altura quando adulta entre 8 a 12 metros, cujo tronco tem de 30 a 50 cm de diametro. Suas folhas têm coloração prateada e tomentosa na face interior. Suscetível ao ataque de organismos xilofagos.
Rara, ocorre naturalmente em SP, MG, MS e PR. Sua beleza lhe garante o carater ornamental.
É indicada para áreas de preservação permanente de terrenos altos, arenosos e bem drenados. Sua madeira serve para a confecção de cadeiras, móveis simples, salto de sapatos.

AMENDOIM BRAVO (Pterogyne nitens)

Outros nomes populares: amendoim, madeira nova, viraró, pau-amendoim, pau de fava, óleo branco, madeira nova, carne de vaca, bálsamo, bassourinha, sucupira, vilão.
Características:
Atinge a altura de 10 a 15 metros, com tronco de 40a  60 cm de diametro.
Aparece no nordeste brasileiro e oeste catarinense. Apresenta ampla, porém descontinua dispersão, tanto na mata primária densa como em formações secundárias em vários estágios de sucessão vegetal.
Devido a rusticidade e rapidez de crescimento da árvore, é ótima para plantios mistos em áreas de preservação permanente.

ANGICO BRANCO (Anadenanthera colubrina)

Outro nome popular: cambui angico
Características:
Atinge de 12 a 15 metros de altura, como tronco variando entre 30 a 50 cm de diametro.
Presente nos estados litoranes do MA até PR e também GO, pioneira, carcateristica de mata secundária de regiões acima de 400 m de altitude. Floresce a partir de novembro, abundante  e  exuberantemente com grande beleza.

ANGICO DO CERRADO (Anadenanthera falcata)

Outros nomes populares: angico do campo, arapiraca, curupai, pau de boaz.
Características:
Atinge a altura de 8 a 16 metros, com tronco revestido por grossa casca suberosa de 30 a 50 cm de diametro.
Aparece no cerrado de SP, MG, GO e MS, com ampla e continua dispersão, ocorrendo geralmente em fomrações primarias como secundarias, sempre me terrenos altos e bem drenados.
A árvore apresenta caracteristicas ornamentais, principlamente por sua forma retorcida e suberosa de seus ramos.

ARAÇA ROXO (Psidium rufum)

Outros nomes populares: araça cagão, araça perinha
Caracteristicas:
Chega a altura de 4 a 5 metros, dotada de copa globosa e densa. Tem o tronco tortuoso e menos cilindrico com 15 a 30 cm de diametro, sua casca é fina e quase lisa.
Aparece na BA, RJ, MG e SP, em fomrações primarias e secundarias (capoeirões), nas partes mais elevadas do terreno, em solos argilosos bem profundos e bem drenados. Também pode ser encontrado isoladamente em pastagens e áreas abertas.

Fonte: LORENZI, Harri. "Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil". Volumes 1 e 2. 2a. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário