Minha foto
Brotas, SP, Brazil
Sendo uma fazenda estruturada para bem receber, com todo estilo da vida rural, o Areia que Canta oferece diversas atividades de lazer, a culinária da fazenda, passeios deliciosos, uma ampla estrutura para eventos e a experiência inesquecível de estar em meio à Natureza. Para aqueles que apreciam a culinaria de fazenda: todo sábado, o pessoal do restaurante ensina uma nova receita, com direito a degustação! Faça-nos um visita, será um prazer recebe-los aqui!

Entre e fique a vontade!

O blog é um canal de informação para aqueles interessados no Areia que Canta, na Fazenda Tamanduá, em sua região, na qualidade de vida, em bem estar, e enriquecer sua viagem pela região de Brotas - SP!

terça-feira

As aves no Areia que Canta, famílias: Anatidae, Cracidae, Podicipedidae, Phalacrocoracidae, Ardeidae

Familia Anatidae


Pé vermelho/ Brazilian Teal (Amazonetta brasiliensis)

É uma espécie freqüente em muitas partes do Brasil e uma das mas visadas por caçadores.

Vive em bandos em locais com água. O macho em plumagem reprodutiva apresenta um capuz anegrado e ambos, macho e fêmea, apresentam áreas brancas ou claras na cabeça em plumagem de eclipse. Em vôo denotam extensos espelhos verdes e brancos nas asas. Sua outra denominação popular “ananai” é onomatopéia.

Família Cracidae

Jacupemba/ Rusty margined Guan (Penelope superciliaris)

Sobrevive em matas pequenas, sendo freqüente em grande parte do interior do pais. Desloca-se aos pares ou em grupos. Consome frutos, insetos e matéria orgânica.







Família Podicipedidae

Mergulhão caçador/ Pied billed Grebe (Podilymbus podiceps)

Mergulhão elegante que vive em lagos e lagoas.em mergulhos demorados, pesca peixes pequenos, cobras aquáticas, crustáceos e anfíbios. Ameaçado, reluta em voar, preferindo mergulhar para se afastar do perigo, escondendo-se sob a vegetação flutuante. Seu típico ninho flutuante, como o de outros mergulhões, é feito de capim e juncos e fica ancorado na vegetação aquática.

Família Phalacrocoracidae

Biguá/ Neotropic Cormorant (Phalacrocorax brasilianus)

Vive próximo a corpos de água. Grande mergulhador persegue peixes e crustáceos. Para secar suas penas, abre a cauda e as asas ao sol, ofegando de bico aberto por vês revelando seu saco gular amarelo.empoleirada em um PE só, a ave coça o píleo com as unhas de forma cômica. Durante o período reprodutivo, os membros do casal roncam como porcos empoleirados lado a lado. Nessa época, o smachos apresentam distinta mancha branca nas laterias superiores do pescoço.apos a reprodução tornam-se localmente migratórios, voando em uma formação em “v”.

Família Ardeidae

Savacu/ Black crowned (Nycticorax nycticorax)

Ave aquática possui hábitos noturnos e crespuculares.durante o dia, descansa em meio a densa folhagem nas arvores ribeirinhas. Captura peixes e pequenos vertebrados. Assustado imobiliza-se em atitude espreita.




Socozinho/ Striated heron (Butorides striata)

Adora lagoas com farta vegetação e areas abertas adjacentes. Anda sorrateiro e abaixado “cabeçando” para frente e para trás, em movimentos ritmados com a cabeça. Alimenta-se tanto dentro d’água ou quando fica a espreita, imóvel na margem. Assustado, afasta-se coaxando e voando sobre a água com rápido bater de asas. O casal defende seu território contra invasores arrepiando o topete quando em disputas territoriais. Ave localmente migratória pode voar de uma lagoa para outra durante a noite.

Garça vaqueira/ Cattle Egret (Bulbucus ibis)

De colonização recente no Brasil, começou a aparecer a partir da década de 60 do século XX, possivelmente vinda da África. Ocorre em bandos em áreas abertas, de dieta essencialmente insetívora, consome moscas, grilos, gafanhotos, movendo-se pelo solo em bandos. Segue o gado nos pastos ou veículos lentos em áreas rurais.





Garça moura/ Cocoi Heron (Ardea cocoi)

A maior espécie da família no Brasil, podendo alcançar peso superior a 03 kg. Vive as margens da água, em casais ou em pequenos grupos, alimentando-se basicamente de peixe e de outros animais aquáticos.




Garça branca grande/ Great Heron (Ardea alba)

Espécie elegante de garça branca, freqüenta as margens de matas ciliares e todos os tipos de ambientes aquáticos. Consome todo tipo de presas de hábitos aquáticos ou semi aquáticos. Aproxima-se sorrateiramente “pé ante pé”, com o corpo abaixado e o pescoço recolhendo, desferindo sua bicada certeira ao projetar o pescoço. Ave mansa e confiada permanece imóvel observando a aproximação de estranhos, voando por fim e coaxando em protesto. Aparece solitária ou aos pares.



Maria Faceira/ Whistling Heron (Syrigma sibilatrix)

Atraente espécie campestre, vive em grupos familiares ou aos casais. Insetívora, percorre os campos, plantações e cerrado. Em vôo, emite um som suave aflautado e voa com o pescoço esticado. Dormem em eucaliptais em grupos.



Garça branca pequena/ Snowy Egret (Egretta thula)

Pesca em aguas abertas em bandos ou aos pares. Difere de outras graças brancas pelas pernas pretas com pés amarelos.





Fonte: "Aves do Brasil - Uma Visao Artistica" de Tomas Sigrist

Nenhum comentário:

Postar um comentário